Notícias Notícias

Voltar

Bolsista do PRH 38.1 participa da International Conference on Maritime Technology and Engineering (MARTECH)

Nos dias 24 a 26 de Maio ocorreu a 6º International Conference on Maritime Technology and Engineering (MARTECH 2022), um dos principais congressos internacionais na área de tecnologia e engenharia marítimas, organizado conjuntamente pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa e pelo Colégio de Engenharia Naval da Ordem dos Engenheiros. O evento englobou trabalhos de diversos escopos relacionados à temática principal, como transporte e logística portuária e segurança marítima. O bolsista de doutorado Paulo Gabriel Siqueira teve sua participação no evento financiada com recursos do programa.

Devido às circunstâncias causadas pela pandemia da COVID-19, o evento deste ano foi realizado em um formato hibrido, permitindo partiicpação de maneira presencial (em Lisboa, Portugal), ou de maneira remota. O evento também contou com transmissão online de todas as apresentaçãoes.

O bolsista apresentou no terceiro dia do evento, de forma remota, o trabalho Numerical simulation of potential oil spills near the Fernando de Noronha archipelago, com coautoria do seu orientador e coordenador anterior do programa, Márcio Moura. O trabalho trata de simulações de vazamentos de petróleo no oceano, como parte das inovações de uma metodologia para avaliação de riscos ecológicos de vazamentos de petróleo. Com os resultados deste trabalho, foi possível identificar quais localidades de Fernando de Noronha sofrerão com a chegada do óleo, qual concentração que chegará a esses pontos e dentro de quanto tempo após o vazamento. Assim, é uma ferramente que permite auxiliar na estimativa das consequências do vazamento, fornecendo informações para propor medidas de mitigação de impactos nas potenciais localidades afetadas, além da janela de tempo para ações de contenção.

Data da última modificação: 14/06/2022, 15:47