Alunos do Programa PRH38.1 Brilham na Semana Nacional de Oceanografia (SNO) 2023

A Semana Nacional de Oceanografia (SNO) 2023, realizada na prestigiosa Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – em Recife, entre os dias 8 e 14 de outubro, foi palco de brilhantes apresentações por parte de três bolsistas do programa de Recursos Humanos – ANP–FINEP 38.1. O evento, organizado pelos alunos de graduação do curso de Oceanografia, é um marco anual no calendário da comunidade acadêmica, sendo sediado por uma universidade que oferece o curso de Oceanografia, destacando-se como um importante fórum para a  troca de conhecimentos e experiências no campo da ciência dos oceanos.

João Bosco Jose Barbosa, um estudante de Oceanografia, apresentou seu trabalho intitulado Avaliação do Potencial Maregráfico para Produção de Energia Renovável no Litoral Norte do Brasil. Sob a orientação do professor Marcus André Silva, Barbosa explorou o uso do movimento das correntes de marés para geração de energia, propondo soluções sustentáveis para a crescente demanda energética do Brasil.

“Minha pesquisa tem como objetivo analisar como o potencial maregráfico pode ser aproveitado para a produção de energia renovável, contribuindo para a redução das emissões de carbono e a transição para fontes mais limpas”, explicou João Bosco.

Tarsila Sousa Lima, também aluna de Oceanografia, trouxe à tona o tema da geração de energia a partir das marés em seu trabalho Análise do Potencial de Energia das Marés no Nordeste do Brasil: Rumo à Descarbonização das Plataformas Offshore. Assessorada pelo orientador Marcus André Silva, Lima explorou maneiras de reduzir a pegada de carbono na indústria offshore por meio do aproveitamento das marés.

“A produção de energia das marés não apenas beneficia o meio ambiente, mas também pode ser uma alternativa viável e limpa para as plataformas offshore, contribuindo para a descarbonização do setor de petróleo e gás”, afirmou Tarsila Sousa Lima.

Por fim, a aluna Graziela Hanny Claudino, com orientação do professor Marius Nils Müller, se destacou com seu trabalho intitulado Construção de Biorreator para Biorremediação e Produção de Biomassa Baseado em Microalgas. Seu projeto inovador se concentrou na construção de um sistema de biorreator utilizando microalgas para biorremediação ambiental e produção de biomassa.

“Estamos explorando a capacidade das microalgas não apenas para limpar poluentes, mas também para produzir biomassa valiosa que pode ser usada em diversas aplicações, incluindo biocombustíveis e alimentos”, explicou Graziela Hanny Claudino.

A presença desses estudantes na SNO 2023 evidencia o compromisso da UFPE com o avanço da pesquisa em Oceanografia e a busca por soluções sustentáveis para os desafios globais. Esses jovens talentos estão fazendo a diferença no campo da ciência oceânica e prometem contribuir significativamente para um futuro mais limpo e sustentável.

A UFPE e o programa PRH38.1 estão orgulhosos de ter alunos tão dedicados e competentes, que, sem dúvida, se destacarão na área da Oceanografia e continuarão a influenciar positivamente o mundo com suas pesquisas inovadoras. A SNO 2023, sediada pela UFPE, provou ser um ambiente enriquecedor para o compartilhamento de conhecimento e a promoção de ideias inovadoras no campo da Oceanografia.

Data da última modificação: 23/10/2023, 16:02