Alunos do PRH 38.1 Apresentam Pesquisas no LV Simpósio de Pesquisa Operacional em São José dos Campos - SP

Durante os dias 6 a 9 de novembro, ocorreu o LV Simpósio de Pesquisa Operacional (SBPO), em São José dos Campos – SP. O SBPO é um evento anual e uma oportunidade para a comunidade da Pesquisa Operacional se reunir e discutir os avanços recentes na área e suas aplicações na indústria. Este ano o simpósio foi organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO), pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Como já é tradição, a programação do evento contemplou um eixo temático específico de Pesquisa Operacional na área de Energia, Petróleo e Gás. O aluno de mestrado Caíque Emanuel e a estudante de graduação Nicole Verza do Programa de Recursos Humanos 38.1 (PRH 38.1) e orientandos da Profa. Isis Didier Lins, membro da comissão gestora do PRH 38.1, que também esteve no evento, tiveram a oportunidade de apresentar seus respectivos trabalhos “Multiclassificação de Look-alikes em Imagens de Sensoriamento Remoto Utilizando Redes Neurais Convolucionais” e “Suporte à Detecção de Derramamento de Petróleo em Imagens SAR com o Uso de Visão Computacional e Modelos de Aprendizagem de Máquina” e receberam reconhecimento pela abordagem inovadora e contribuição significativa para a área.

Além disso, destaca-se a participação de Sandrely Pereira, discente de graduação vinculada ao PRH 38.1, orientanda do Prof. Caio Bezerra Souto Maior, que apresentou trabalhos científicos fora da área específica de pesquisa em óleo e gás, mas com relevância para o campo da Pesquisa Operacional em Saúde, intitulados “Support for Medical Diagnosis of COVID-19 Using Machine Learning Algorithms on Chest CT Images: A Comparative Study of Supervised Classifiers” e “Aprendizado de Máquina para Apoio à Decisão no Diagnóstico de Long Covid a Partir de Sintomas Agudos da COVID-19: Um Estudo de Caso em Profissionais de Saúde”.

O coordenador do PRH 38.1, Prof. Márcio Moura, acompanhou os alunos durante o simpósio. A participação dos discentes do PRH 38.1 no LV SBPO não apenas evidencia o comprometimento desses estudantes com o aprimoramento profissional, mas também destaca a qualidade acadêmica e a dedicação que caracterizam o Programa de Recursos Humanos.

A seguir, há os títulos e links para os trabalhos apresentados no LV SBPO

1. MULTICLASIFICAÇÃO DE LOOK-ALIKES EM IMAGENS DE SENSORIAMENTO REMOTO UTILIZANDO REDES NEURAIS CONVOLUCIONAIS

2. SUPORTE À DETECÇÃO DE DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO EM IMAGENS SAR COM O USO DE VISÃO COMPUTACIONAL E MODELOS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA

3. SUPPORT FOR MEDICAL DIAGNOSIS OF COVID-19 USING MACHINE LEARNING ALGORITHMS ON CHEST CT IMAGES: A COMPARATIVE STUDY OF SUPERVISED CLASSIFIERS