Aluno do PRH38.1 participa de congresso internacional em Campinas -SP

Durante os dias 30 de julho e 03 de agosto, o bolsista Thales Henrique Castro de Barros (Mestrado) participou da conferência 2023 SBFoton International Optics and Photonics Conference (2023 SBFoton IOPC). Trata-se da 5ª edição de um dos eventos mais importantes organizados pela Sociedade Brasileira de Fotônica e Óptica (SBFoton). A 2023 SBFoton IOPC reuniu pesquisadores de instituições reconhecidas mundialmente por suas contribuições à fotônica, apresentando os avanços tecnológicos mais recentes e fomentando o estabelecimento de parcerias e cooperações. O evento promoveu ainda a participação de diversas empresas do setor, com o intuito de aproximar as instituições de ensino e pesquisa das necessidades do mercado, além de apresentar as mais recentes tecnologias disponíveis.

A conferência foi realizada no Centro de Convenções da Universidade de Campinas (UNICAMP), na cidade de Campinas (SP), onde Thales apresentou dois trabalhos científicos, sendo o primeiro intitulado como Refractive Index Sensor based on Hetero-core fiber Interrogated by a Laser/photodetector at 1550 nm e o segundo D-shaped Plastic Optical Fiber Sensor for Detection of Ethanol Fuel Adulteration. Ambos os trabalhos exploram a fabricação e caracterização de sensores à fibra óptica, com o intuito de utilizá-los como soluções tecnológicas de diferentes desafios enfrentados pela indústria de óleo e gás. Além de Thales, estava presente o seu orientador, o professor e colaborador do PRH 38.1, Prof. Dr. Joaquim Ferreira Martins Filho. Professor Titular do Departamento de Eletrônica e Sistemas da Universidade Federal de Pernambuco (DES-UFPE) e membro fundador da Sociedade Brasileira de Fotônica e Óptica, Joaquim presidiu duas sessões técnicas do evento.

Data da última modificação: 13/09/2023, 10:45