Bolsista de mestrado do PRH 38.1 é selecionado para o Inovathon iUP do IBP e apresenta projeto na OTC 2023 no Rio de Janeiro

O mestrando Caique Nunes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFPE e bolsista do PRH 38.1 foi selecionado para participar do Inovathon iUP, um hackathon promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).

O Inovathon iUP foi uma competição que teve como intuito estimular a criatividade e o empreendedorismo dos jovens talentos da indústria de óleo e gás. Os participantes foram desafiados a criar soluções inovadoras e tecnológicas para a descarbonização do setor de energia.  Ao todo vinte estudantes de diferentes universidades do país formaram equipes multidisciplinares e participaram do desafio.

Numa primeira etapa, as equipes receberam capacitação de professores renomados e mentoria de profissionais de grandes empresas da área para desenvolverem seus projetos. O projeto desenvolvido pelo bolsista e sua equipe propunha o uso de machine learning e sensoreamento óptico para monitorar as emissões de gases de efeito estufa em plataformas em tempo real, com foco nas emissões fugitivas. Desta forma, além de identificar um gás e quantificar exatamente a emissão dele, também é possível reduzir custos operacionais.

As apresentações dos projetos finais de cada equipe ocorreram no Rio de Janeiro, durante a Offshore Technology Conference (OTC), e a equipe da qual o bolsista fazia parte conquistou o segundo lugar da competição. Os jurados do Inovathon elogiaram a relevância, viabilidade e criatividade dos trabalhos e afirmaram ter sido uma competição acirrada.

O aluno do PRH 38.1 disse estar muito animado com a experiência, que tem proporcionado reuniões e propostas de negócios, e que tem aprendido muito com as integrantes da equipe e com os mentores. Ele também agradeceu ao programa pela formação acadêmica e pelo incentivo à inovação. "O PRH 38.1 tem sido fundamental para a minha trajetória profissional. Ele me permite ter uma visão ampla e crítica sobre a indústria de energia, além de me preparar para os desafios que estão por vir", afirmou Caique. São declarações como essas que ressaltam o compromisso do PRH 38.1 com a busca por talento e excelência dos alunos da UFPE e com a promoção do empreendedorismo no setor de óleo e gás do país.

Caíque, também é o atual presidente do Capítulo Estudantil da SPE-BRASIL da UFPE.
Data da última modificação: 08/11/2023, 07:20