Notícias Notícias

Voltar

1º Workshop de Integração dos Programas de Recursos Humanos da ANP na UFPE

Os Programas de Recursos Humanos (PRHs) da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), vinculados à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), denominados PRH 30.1, PRH 38.1, PRH 47.1 e PRH 48.1, sob a coordenação respectiva da professora Celmy Barbosa, professor Márcio das Chagas Moura, professor Mário de Lima Filho e professor Antonio Antonino, realizaram seu primeiro workshop de integração nos dias 25 e 26 de maio de 2023. O evento ocorreu no Auditório do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (LITPEG-UFPE) e teve como objetivo promover a integração e o compartilhamento de conhecimentos entre os programas PRHs-ANP na UFPE.

Membros do PRH-ANP 38.1.

O 1º Workshop dos PRHs da UFPE assume um papel de importância e relevância no cenário acadêmico e industrial. A UFPE, ocupando atualmente o terceiro lugar no país em número de PRHs-ANP, com quatro programas em atividade, posiciona-se como uma instituição de destaque nessa área, ficando atrás apenas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O workshop objetiva promover a integração entre os diferentes programas, conectando e divulgando a pesquisa dos alunos de diversas áreas e níveis. O evento também busca trazer experiências enriquecedoras de ex-bolsistas e contribuições para o setor. Este conjunto reforça a importância dos PRHs para a formação de profissionais capacitados para a indústria de óleo, gás, biocombustíveis e energia como um todo. Através desse evento, a UFPE em parceria com a ANP fortalece sua missão de capacitar os alunos e estimular a inovação e o avanço científico-tecnológico na área energética. O 1º Workshop dos PRHs da UFPE é um espaço de aprendizado, troca de ideias e networking, que contribui para o desenvolvimento sustentável do setor e para a formação de profissionais altamente qualificados que enfrentarão os desafios presentes e futuros da indústria de energia.

O evento contou com a participação de bolsistas da graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Além disso, estavam presentes os orientadores, coordenadores dos PRHs, pesquisadores visitantes e técnicos. Durante o workshop, os participantes puderam desfrutar de uma programação diversificada. No dia 25 de maio, foram realizadas atividades como a cerimônia de abertura, que contou com a presença do Reitor professor Alfredo Macedo, do vice-reitor, professor Moacir Araújo, do representante da Ministra da Ciência e Tecnologia, Sr. Marcelino Granja, representantes da ANP, incluindo o superintendente de Tecnologia e Meio Ambiente, Raphael Moura, e do diretor técnico Daniel Maia, do coordenador dos PRH 47.1, professor Mário de Lima Filho, e da Diretora do LITPEG professora Yeda Medeiros Bastos de Almeida. Além disso, houve uma apresentação sobre o panorama dos PRHs, ministradas por representantes da ANP.

Cerimônia de abertura do 1º Workshop dos PRHs-ANP da UFPE.

Uma mesa-redonda abordando a Transição Energética e Energias Renováveis aconteceu e contou com a participação de Raimar van den Bylaardt (Membro do Conselho de Administração do IBP), Elbia Gannoum (Chief Executive Officer na ABEEólica), José Bertotti (Ex-Secretário do Meio Ambiente do Governo de PE), Carlos Cavalcanti (Diretor de Meio Ambiente do Porto de Suape/PE – Hub de H2 verde) e José Bione (Gerente do Departamento de P,D&I da Chesf e Docente da UPE). No período da tarde, ocorreram duas palestras ainda relacionadas à temática de transição energética com Elbia Gannoum e Raimar van den Bylaardt.

Já no dia 26 de maio, foram realizadas palestras sobre o futuro da transformação digital e cultura de inovação com Marco Fontes (Coordenador de Projetos na Radix Engenharia e Software e ex-bolsista do PRH 28). Além disso, houve uma mesa-redonda sobre investimentos em P,D&I, descarbonização e transição energética na Petrobras, e oportunidades e desafios da indústria de óleo e gás upstream para a transição energética. Os participantes desta mesa foram Danilo Colombo (Consultor de Confiabilidade e Análise de Riscos na Petrobras), Manoel Feliciano (Consultor Técnico Sênior na Petrobras), Marcos Nóbrega (Engenheiro de Equipamentos na Petrobras), Raphael Moura (Superintendente de P&D do PRH-ANP), Mariana Rodrigues França (Superintendente Adjunta de P&D do PRH-ANP) e Márcio Moura (COO do PRH 38.1/UFPE/ANP/FINEP). Também ocorreram apresentações de pôsteres dos bolsistas do PRH 38.1 e PRH 48.1.

Professor Márcio Moura, coordenador do PRH 38.1, conduzindo a mesa-redonda sobre investimentos em P,D&I, descarbonização e transição energética na Petrobras.

Mesa-redonda sobre investimentos em P,D&I, descarbonização e transição energética na Petrobras

Apresentação de banners dos bolsistas do PRH 38.1. 

Bolsistas do PRH 38.1, graduandos em Oceanografia, na apresentação de banners.

Bolsistas de pós-graduação em Engenharias do PRH 38.1 na apresentação de banners.

 

Este dia também contou com outras duas palestras. A primeira foi sobre Descarbonização e Transição Energética na Petrobras, com Alexandre Fachin (Coordenador de Mudança do Clima) e Ezequiel Malateaux (Engenheiro de Equipamentos Sênior). A segunda foi sobre oportunidades e desafios da indústria de óleo e gás upstream para a transição energética, com Felipe Matos (FPSO Operations Coordinator na Shell e ex-bolsista do PRH 28). Além disso, ocorreu uma mesa-redonda com a participação de ex-bolsistas dos PRHs da UFPE: Sergio Campos (Pragmatis – PRH 38.1), José Augusto Ramos (Radix Engenharia – PRH 26), Jéssica Cavalcanti (Origem Energia – PRH 28), e Zenilda Vieira (UFAL – PRH 26).

Mesa-redonda com a participação de ex-bolsistas dos PRHs da UFPE. Da esquerda para a direita: Sergio Campos, José Augusto Ramos, Jéssica Cavalcanti, e Zenilda Vieira.

O evento foi encerrado com a presença da SPE-Brasil - Capítulo Estudantil SPE UFPE, representado por Anny Beatriz Cabral de Andrade (Diretora dos Capítulos Estudantis da SPE-Brazil Section). O 1º Workshop de Integração dos PRHs-UFPE ofereceu um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimento e experiências, contribuindo para o avanço da indústria do petróleo e para a transição energética.

Encerramento do 1º Workshop de Integração dos PRHs-UFPE.

Data da última modificação: 30/05/2023, 22:20