O Laboratório de Combustíveis – LAC

 

O Laboratório de Combustíveis da Universidade Federal de Pernambuco (LAC-UFPE) representa uma área de aproximadamente 2000 m2, está vinculado ao Departamento de Engenharia Química pertencente ao Centro de Tecnologia e Geociências, mas especificamente no LITPEG (Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis), localizado na Avenida da Arquitetura, S/N - CEP 50740-540.

Criado em agosto de 2000, o LAC surgiu a partir de um convênio com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) com a finalidade de monitorar a qualidade dos combustíveis automotivos comercializados no estado de Pernambuco. Com a aprovação de recursos no Edital FINEP-CTPETRO 01/2000, o LAC-UFPE teve sua infra-estrutura instalada para atender a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico em suas áreas de atuação.

O LAC-UFPE presta serviços tecnológicos nas áreas de derivados de petróleo e biocombustíveis e desenvolve pesquisas, além de atuar na formação de recursos humanos especializados. Desde o início de suas atividades, monitora a qualidade dos combustíveis para a ANP, apresentando-se como um laboratório de referência na área.

No que se refere à infra-estrutura disponível, o laboratório dispõe de equipamentos de última geração que lhe permite desenvolver metodologias analíticas e oferecer suporte nas diversas análises em derivados de petróleo, biocombustíveis e produtos afins. Equipamentos como destiladores, densímetros digitais, medidores de pH, infravermelhos portáteis, , cromatógrafos a gás, viscosímetros, colorímetros, condutivímetros, espectrômetros de infravermelho de bancada e com microscópio acoplado, absorção atômica, fotômetro de chama, emissão em plasma, ponto de fluidez, ponto de entupimento, equipamentos para ponto de fulgor, tituladores automáticos para análise do índice de acidez e basicidade, derterminação de teor de água (Karl Fischer,)  reatores, planta piloto para produção de biodiesel, sistema para extração supercrítica, entre outros, que permitem suporte analítico à pesquisa.

Adicionalmente, o laboratório atua na pesquisa e desenvolvimento de novos métodos analíticos, investindo na ampliação de suas áreas de atuação, como no ramo de biocombustíveis, biolubrificantes e processos a altas pressões (extração supercrítica).

O laboratório conta com um quadro em torno de 60 colaboradores dentre estes professores, doutores, mestres, químicos industriais, engenheiros químicos, técnicos e profissionais da área administrativa com formação e experiência nas áreas de:

 

- Produção e caracterização de combustíveis, derivados de petróleo e biocombustíveis;

- Controle de qualidade de combustíveis e biocombustíveis;

- Equilíbrio de fases;

- Processos de separação;

- Pré-tratamento de biomassa a altas pressões;

- Extração supercrítica;

- Quimiometria - análise, calibração multivariada e planejamento experimental;

- Química analítica forense;

- Química analítica de processos;

- Validação de metodologias analíticas.

Em maio de 2007, o LAC passou a fazer parte da lista dos laboratórios com ensaios acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) segundo os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 (CRL 0260). No momento a acreditação está suspensa devido a necessidade de adequação do Sistema de Qualidade à revisão da Norma e mudança de estrutura.

 

O Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis - PMQC

 

A crescente busca da população em agregar maior conforto ao dia-a-dia é responsável direta pelo aumento da demanda de veículos automotores de passeio, o que influencia diretamente em maior consumo e oferta de combustíveis. No entanto, isto pode ocasionar perdas quanto à qualidade do produto final oferecido ao consumidor, seja por falta de estrutura tecnológica para alguns produtores ou pelo desejo de crescentes lucros por parte de terceiros, que adulteram os produtos buscando se eximir de cobranças fiscais ou simplesmente desvalorizar o produto comercializado.

Assim, foi criada a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), que tem como uma de suas atribuições verificar a qualidade dos combustíveis comercializados em todo o território nacional, buscando minimizar as ações fraudulentas existentes no comércio de combustíveis nacional com ações provenientes dos laboratórios conveniados ao Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) e dos órgãos de fiscalização interna da agência e dos próprios Estados, como as Secretarias Fazendárias Estaduais.

Em razão das dimensões nacionais, da impossibilidade logística de avaliar a qualidade dos combustíveis num único laboratório e da existência de um número expressivo de laboratórios em Universidades e Institutos de Pesquisa, a ANP mantém acordos com instituições que atuam hoje no monitoramento da qualidade dos combustíveis brasileiros.

Desde o início de suas atividades (2000), o LAC tem realizado o monitoramento dos combustíveis nos Estados de Pernambuco e Alagoas. Em 2005, passou a monitorar também o Estado de Sergipe. Nestes três Estados, totalizando aproximadamente 7000 amostras/ano.

A implementação do PMQC acarretou uma significativa melhora no tocante à qualidade dos combustíveis revendidos nos postos em todo território nacional e esta tendência pode ser continuamente verificada. Os resultados obtidos no monitoramento da qualidade dos combustíveis nos últimos anos em termos de porcentagem de não-conformidades para gasolina, óleo diesel e álcool hidratado em todo o território nacional e separadamente por Estado são expostos mensalmente nos Boletins de Qualidade dos Combustíveis Automotivos e são de domínio público, podendo ser acessados diretamente no site da ANP através do link: http://www.anp.gov.br/?id=625.

 

LAC UFPE - Apresentação

Por favor, selecione uma ferramenta do menu à esquerda.