Notícias Notícias

Voltar

STI realiza manutenção do anel redundante de fibra ótica da UFPE

A manutenção foi realizada em 10 de Setembro de 2020

No dia 10 de Setembro as equipes técnicas do STI realizaram a manutenção do anel redundante de fibra ótica da UFPE e a transferência da controladora para o prédio da SUDENE, no campus Recife. O trabalho de manutenção demandou modificações em todos os equipamentos principais da Universidade para permitir a ativação da rede no prédio da SUDENE, imovel recém adquirido pela UFPE. Também foi realizada a redundância da infraestrutura de rede da Universidade para todos os prédios do campus Recife incluindo a SUDENE.

 

A principal melhoria adquirida é adesão adequada da SUDENE na infraestrutura de rede. Na perspectiva dos demais prédios com a redundância atualizada possíveis rompimentos de fibras não causarão um impacto muito significativo, como acontecia anteriormente. De acordo com Alexandre Francisco, servidor técnico da UFPE: “Agora, todos os prédios principais possuem mais de um caminho (de rede) apto para a fornecer a conexão, o que reduz a indisponibilidade por problemas de link. A longo prazo, caso haja um aumento significativo no consumo dos recursos de rede, os links que hoje possuem a função de redundância podem ser utilizados para dividir a carga de trabalho, aumentando a capacidade de transmissão.” 

 

A manutenção já era planejada há algum tempo e pelas circunstâncias da pandemia, as aulas remotas e o menor consumo de rede a manutenção pode ser realizada sem grandes impactos, e esta será benéfica para as etapas de aumento de consumo posterior a pandemia.

 

Contatos Contatos

Suporte a demandas de TIC

Abrir chamado/Orientações: Portal da Central de Serviços de TIC
Horário de funcionamento: 7h às 19h

Dúvidas: 81 2126-7777
Secretaria STI

Horário de funcionamento: 8h às 12h e 13h às 17h

81 2126-8391/ PABX: (81) 2126.8000

Localização Localização