Notícias Notícias

Voltar

NTI tem aprovação de três artigos no XII WTICIFES

O XII Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES) este ano aconteceu em Foz do Iguaçu, entre 5 e 8 de junho, sob o tema “O papel estratégico da TI para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”. O evento integrou o III Encontro dos Escritórios de Processos das Universidades Federais que, assim como o WTICIFES, possui o objetivo de relatar experiências e boas práticas e debater a gestão por processos como estratégia para a superação das dificuldades do cenário atual.


O coordenador de Governança, Daniel Arcoverde, apresentou os artigos sobre Portfólio de Projetos e Cadeia de Valor 

O NTI teve três artigos aprovados pelo workshop: O Processo de Gestão da Inovação do Laboratório de Inovação em TIC da UFPE, desenvolvido por Teresa Maciel e Suzanna Dantas; A definição de critérios objetivos para priorização dos projetos do Portfólio do NTI/UFPE, produzido por Angélica Mascaro e Daniel Arcoverde e, por fim, A Cadeia de Valor do NTI/UFPE: conhecendo-se para melhor entregar valor aos clientes, realizado também por Daniel e Suzanna. Além disso, a Diretora Teresa ainda participou de uma mesa redonda sobre projetos da Rede Nacional de Pesquisa (RNP).


O artigo sobre o Processo de Inovação foi apresentado pela Diretora Geral Teresa Maciel

Para a Diretora, a experiência de novamente participar do evento foi muito importante, principalmente no que diz respeito a área de TI, pela representatividade que a UFPE ganha ao compartilhar seus projetos/trabalhos. “Por outro lado, é uma oportunidade de integração e de relacionamento com as áreas de TI das universidades federais brasileiras”, comenta Teresa. “Acredito que essa relação surte efeito no tocante a resultados por meio de colaboração, cooperação e, especialmente, no momento que nos deparamos com uma limitação muito grande de orçamento para nosso crescimento. Então, essa oportunidade se torna ainda mais crítica para viabilizar projetos e evoluirmos na TI”, pontua.

Sobre os artigos apresentados, o Processo de Inovação pode ser encontrado aqui. A Cadeia de Valor está disponível no site do NTI e será desdobrada conforme necessário. A lista do Portfólio de Projetos do NTI está na etapa de finalização e, em breve, estará oficialmente disponível para o NTI.

O WTICIFES é uma promoção do Colégio de Gestores de TIC das IFES que, a partir da similaridade dos problemas e desafios de gestão, busca incentivar a troca interinstitucional de experiências e soluções para a efetivação da TIC como um instrumento de avanço de todas as Instituições. O evento reúne anualmente cerca de 150 pessoas, entre diretores, pró-reitores e outros representantes das áreas de TIC das IFES brasileiras, em um encontro para compartilhamento de conhecimento e fortalecimento de networking.

Saiba mais sobre o evento aqui.

Data da última modificação: 02/08/2018, 08:56

Contatos Contatos

Suporte a demandas de TIC

Abrir chamado/Orientações: Portal da Central de Serviços de TIC
Horário de funcionamento: 7h às 19h

Dúvidas: 81 2126-7777
Secretaria STI

Horário de funcionamento: 8h às 12h e 13h às 17h

81 2126-8391/ PABX: (81) 2126.8000

Localização Localização