SPREAD realiza Aula Magna do primeiro curso de especialização na modalidade a distância UAB na UFPE

O evento acontece no dia 30 de julho e será transmitido pelo canal do YouTube da SPREAD

A Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD) da UFPE realiza, na próxima sexta-feira (30), a partir das 19h30, a Aula Magna aos ingressantes do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática a distância 2020.2, financiado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), com 150 vagas distribuídas em cinco polos de apoio presencial: Caruaru, Vitória de Santo Antão, Cedro, Tabira e Águas Belas, todos localizados no Estado de Pernambuco.

O evento oficial de boas-vindas que será transmitido ao vivo pelo canal oficial da SPREAD no YouTube, contará com a participação do reitor prof. Alfredo Gomes, do secretário geral da SPREAD, prof. José Alberto Poza, e de autoridades que compõem o quadro de colaboradores da Universidade e do Ensino a Distância, abrangendo os estudantes do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em especial, os matriculados ao curso de Especialização, a comunidade acadêmica e as regiões localizadas os cinco polos em que o curso será ministrado.

Sobre o curso
O curso de especialização em Ensino de Ciências e Matemática é o primeiro curso de especialização na modalidade a distância UAB na UFPE, sediado no CAA, atendendo estudantes do sertão de Pernambuco. Têm como foco principal a formação continuada dos professores da educação básica nas áreas de Física, Química, Matemática e Ciências, com base em saberes específicos, curriculares e da experiência, visando contribuir para um desenvolvimento qualificado de sua atuação, cooperando para qualidade da Educação Básica do estado de Pernambuco e do país.
Esse curso pretende contribuir com a lacuna na formação continuada dos professores para cooperar com o enfrentamento dos desafios cotidianos de suas escolas e salas de aula (do agreste, zona da mata e sertão), ou seja, de suas práticas pedagógicas, de modo que estes consigam conectá-los à realidade da sociedade tecnológica e globalizada, redimensionando a prática docente nas Ciências.

UAB na UFPE
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE coordena e acompanha as atividades dos cursos ofertados pela Universidade no âmbito do sistema UAB; elabora as diretrizes internas e assessora os coordenadores de cursos na gestão das atividades acadêmicas e administrativas, supervisionando a implantação e desenvolvimento dos cursos a distância nos polos de apoio presencial. Gerencia registros e controles de bolsistas, em conjunto com os coordenadores de cursos, além de fazer a prestação de contas dos recursos descentralizados pela UAB/CAPES.

Programação:

Aula Magna da Especialização em Ensino de Ciências e Matemática EAD da UFPE
19h30 – Abertura da Aula Magna
            – Fala das autoridades presentes
            – Encerramento
Participantes: Prof. Alfredo Gomes (Reitor da UFPE)
Profª. Carol Leandro (Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFPE)
Prof. Manoel Guedes (Diretor do Centro Acadêmico do Agreste - CAA)
Prof. José Alberto Poza (Secretário Geral da SPREAD)
Prof. Francisco Kennedy (Coordenador Geral da UAB - UFPE)
Prof. André Felippe (Coordenador Adjunto da UAB - UFPE)
Prof. Edelweis Tavares (Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática EaD/UAB)