Secretário da SPREAD realiza visita técnica nos departamentos EAD da UFRN e IFRN

Na ocasião, o Secretário conheceu a estrutura organizacional, os recursos humanos e tecnológicos das duas instituições de ensino

Nos dias 10 e 11 de março, o Secretário Geral da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD), professor Alberto Poza, realizou visita técnica nos departamentos de Ensino a Distância do Instituto Federal Rio Grande do Norte - IFRN, e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, para troca de experiências e discutir parcerias institucionais para o desenvolvimento de projetos ligados à EaD no Ensino Superior no Brasil.

Na quinta-feira (10), o Secretário foi recebido no Campus Leste do IFRN pelo diretor-geral do Campus, Allen Gardel Luna, bem como o diretor acadêmico, prof. Albérico Teixeira de Souza, e o diretor de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais, prof. Wagner de Oliveira. No local, ele percorreu as instalações do Campus dedicadas, exclusivamente, à EaD, onde conheceu um dos três laboratórios de informática destinados a tutores UAB, professores e estudantes; a sala para aulas presenciais; e o estúdio de gravação e produção de vídeos e materiais audiovisuais, assim como videoaulas.

Já na sexta-feira (11), o secretário Alberto Poza visitou a Secretaria de Educação a Distância (Sedis) da UFRN, em companhia da coordenadora Pedagógica de EaD/UFRN, prof.ª Lilian Zaros, da secretária de EaD/UFRN, prof.ª Carmem Rêgo, e do analista de Requisitos e Negócios da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/UFRN), Vielimir Luz, onde pôde ver de perto o trabalho desenvolvido pela Secretaria quanto à estrutura organizacional, os recursos humanos e tecnológicos, o setor da Biblioteca Virtual para estudantes EaD, e o espaço destinado à gravação e produção de vídeos e materiais multimídia na Sedis.

De acordo com o prof. Alberto Poza, a visita está contextualizada na preocupação da gestão da equipe do Reitor Alfredo Gomes no desenvolvimento da EaD no âmbito da UFPE, buscando troca de informações com outras universidades e instituições de ensino superior do Nordeste brasileiro. Como balanço, o Secretário afirmou: "As duas visitas, que terão continuidade com outras instituições parceiras, permitem estabelecer elos e interfaces acadêmicas e melhorar a posição atual que na UFPE ocupa a EaD. Grandes desafios estão pela frente, buscando a modernização, o aperfeiçoamento e a qualidade no ensino na nossa Universidade. Fica em aberto a possibilidade de estabelecer parcerias com o IFRN para cursos de capacitação nos ambientes virtuais de professores, estudantes, tutores e técnicos."

SPREAD: spread@ufpe.br

Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead