Novo edital da UAB UFPE oferece 35 vagas para tutor dos cursos de graduação a distância

As inscrições para as vagas de tutor presencial ou a distância começam no dia 28 de novembro e vão até 07 de dezembro

A Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD), por meio da Coordenação da Universidade Aberta do Brasil - UAB na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, tornou pública a abertura de Processo Seletivo Simplificado para Tutores e Cadastro de Reserva (CR) que vão atuar nos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis e de licenciaturas em Geografia, Letras-Espanhol, Letras-Português, Ciências Biológicas e Matemática na modalidade de Educação a Distância, implantados no âmbito do sistema UAB e ofertados pela UFPE.

Entre as atividades que o tutor(a) irá desempenhar ao compor a equipe do programa UAB como bolsista será mediar a comunicação de conteúdos entre professor e estudantes; acompanhar e corrigir atividades dos discentes sob orientação do professor da disciplina; estabelecer contato permanente com os alunos, principalmente no acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); participar das atividades de capacitação e atualização e reuniões pedagógicas promovidas pela instituição de ensino; elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos; apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos Polos, em especial na aplicação de avaliações; ter disponibilidade de 20 horas semanais para atuação presencial no Polo indicado e, se optar a condição de tutor(a) a distância, essa carga horária será on-line no AVA e em outros meios tecnológicos.

O(a) candidato(a) interessado(a) em participar da seleção deve possuir nacionalidade brasileira ou ser naturalizado no Brasil; se estrangeiro, estar legalmente matriculado em um curso da pós-graduação; estar em dia com a justiça eleitoral e, no caso do sexo masculino, estar em dia, também, com o serviço militar (nacionalidade brasileira); ter formação de nível superior nas áreas de conhecimento conforme o perfil de formação de cada curso; e possuir experiência comprovada no magistério de, no mínimo, um ano no Ensino Básico ou Superior ao se candidatar à vaga.

Vagas previstas para o período de 2022.2:

Cursos EAD

Número de Vagas

Bacharelado em Ciências Contábeis

Licenciatura em Geografia

6 + CR

Licenciatura em Letras-Português

7 + CR

Licenciatura em Letras-Espanhol

Licenciatura em Ciências Biológicas

7 + CR

Licenciatura em Matemática

5 + CR

Para realizar a inscrição que se inicia no dia 28 de novembro e vai até 07 de dezembro, o(a) solicitante precisa preencher o formulário de inscrição (Google formulários) com os dados solicitados; anexar cópia do diploma de graduação (frente/verso); comprovante de experiência no magistério básico ou superior; cópia de documento de identificação oficial com foto (frente e verso) e do CPF, caso não constar no documento de identidade; certidão de quitação eleitoral; certificado de reservista ou atestado de alistamento militar para brasileiros maiores de 18 anos; cópia de comprovante de residência (últimos 3 meses); certidão de nascimento ou casamento; e os documentos comprobatórios relativos aos itens que pretende ver pontuados, em um único documento no formato pdf.

Ação

21/10/2022

Divulgação do edital no site https://www.ufpe.br/ead/editais

28/11/2022 a 07/12/2022

Período de inscrições

08/12/2022

Divulgação das Inscrições Homologadas no site https://www.ufpe.br/ead/editais

09/12/2022

Prazo para recurso até às 16h

12/12/2022 e 16/12/2022

Seleção de Candidatos – Análise Curricular

18/12/2022

Divulgação do Resultado Preliminar no site https://www.ufpe.br/ead/editais

19/12/2022

Prazo para recurso até às 16h

20/12/2022

Divulgação do Resultado Final no site https://www.ufpe.br/ead/editais

01/2023

Início das Aulas

UAB na UFPE
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE coordena e acompanha as atividades dos cursos ofertados pela Universidade no âmbito do sistema UAB; elabora as diretrizes internas e assessora os coordenadores de cursos na gestão das atividades acadêmicas e administrativas, supervisionando a implantação e desenvolvimento dos cursos a distância nos Polos de apoio presencial. Também, gerencia registros e controles de bolsistas, em conjunto com os coordenadores de cursos, além de fazer a prestação de contas dos recursos descentralizados pela UAB/Capes.

Dúvidas e informações acerca das instruções contidas no edital deverão ser obtidas através das respectivas Coordenações de curso:

Ciências Contábeis: contabeis.ead@ufpe.br
Geografia: ead.geo.ufpe@ufpe.br