Caixinha Coringa 1 Caixinha Coringa 1

Conheça os procedimentos adotados no gerenciamento dos resíduos químicos e os resíduos infectantes gerados pelos laboratórios da UFPE.

RESÍDUOS QUÍMICOS

 

Os resíduos químicos da UFPE são gerados pelos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão da UFPE, e as ações de gerenciamento deste resíduo estão descritas no Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UFPE, publicado em março/ 2021.

Conheça também o Guia Prático para Gerenciamento de Resíduos Químicos e Infectantes, que traz informações como tabela de incompatibilidade de reagentes químicos, procedimentos de segurança e informações sobre o manejo das substâncias químicas. Segue também os rótulos para identificação de reagentes químicos e soluções

 

Descarte de Resíduos Químicos

O descarte dos resíduos químicos é feito através de uma empresa especializada, que é contratada quando atingimos uma quantidade .pré-estabelecida de resíduos na universidade.

É importante que todos os laboratórios cadastrem seus resíduos químicos no SIPAC assim que estes forem gerados, possibilitando a rotulagem imediata e notificação da DGA sobre a necessidade de coleta daquele resíduo. O rótulo para resíduos químicos é gerado em funcionalidade do SIPAC, facilitando assim a identificação do resíduo cadastrado.

 

Solicitação de coleta de Resíduos Químicos - SIPAC

A funcionalidade do SIPAC para gerenciamento dos resíduos químicos permite uma melhor gestão dos resíduos químicos na UFPE. Só serão coletados os resíduos químicos cadastrados no SIPAC.

Para ver o passo a passo para cadastro de resíduos químicos, impressão de rótulo e solicitação de coleta dos resíduos químicos consulte o Manual de Funcionalidades Básicas do SIPAC para Laboratórios.

 

Perguntas frequentes

a) Meu laboratório não tem cadastro no SIPAC, como realizo o cadastro?

Favor preencher o formulário e aguardar o cadastro pela DGA.

 

b) Não visualizo o menu "INFRAESTRUTURA"  no Portal Administrativo do SIPAC, como proceder?

Deve-se solicitar a permissão com os dados do responsável pelo cadastro (Nome, SIAPE, Laboratório, Departamento), através de ofício eletrônico enviado à Coordenação de Prevenção e Gestão de Resíduos e Efluentes (Código SIPAC 11.97.17).

 

c) Como substituir o servidor responsável pelo cadastro de resíduos químicos do laboratório?

Deve-se solicitar a troca informando os dados do substituto (Nome, SIAPE, Laboratório, Departamento), através de ofício eletrônico enviado à Coordenação de Prevenção e Gestão de Resíduos e Efluentes (Código SIPAC 11.97.17).

 

d) Não encontro a substância química que quero descartar na relação do SIPAC, como proceder?

Para cadastro de uma nova substância química na relação do SIPAC, favor preencher o formulário e aguardar o cadastro da substância química pela DGA.

 

Vídeos tutoriais

VÍDEO: Cadastrar requisição de coleta de resíduos químicos

 

VÍDEO: Como imprimir o rótulo para resíduo químico

 

 

VÍDEO: Como solicitar a coleta dos resíduos químicos

 

 

VÍDEO: Acompanhar cadastro, adicionar ou remover resíduos químicos (funcionalidades extras)

 

 

Troca Solidária de Resíduos Químicos

 

A DGA também apóia a Campanha Troca Solidária de Reagentes Químicos, que visa diminuir o consumo e descarte de reagente químicos na universidade através do repasse de reagentes não utilizados entre os laboratórios da UFPE. O grupo encontra-se disponível através do App Google Grupos.

 

__________________________________________________________________________________________________________

 

RESÍDUOS INFECTANTES

 

O gerenciamento dos resíduos infectantes da UFPE atende à PNRS, à Resolução ANVISA RDC nº 306/2004 e à Resolução CONAMA nº 358/2005. Os procedimentos das ações de gerenciamento deste resíduo estão descritas no Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UFPE, publicado em março/ 2021.

A coleta dos resíduos infectantes do abrigo central é realizada quatro dias por semana por uma empresa terceirizada contratada pela UFPE, que tem a responsabilidade de recolher os resíduos armazenados, transportar do campus até a unidade de tratamento e dar a adequada destinação final.

Caso o seu laboratório gere este tipo de resíduo, favor entrar em contato através do email coopere.dga@ufpe.br

Data da última modificação: 05/04/2021, 16:17