Repositório Institucional da UFPE ganha nova estrutura e passará a se chamar Attena.

Lançamento do Attena será no próximo dia 23, como parte das comemorações dos 45 anos da Biblioteca Central, e resultado de um processo de democratização da produção acadêmica da UFPE.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lança, no próximo dia 23, o Attena, a versão desenvolvida para o seu repositório institucional O lançamento acontecerá às 09:30, no auditório 3 da Biblioteca Central (BC) e faz parte da programação dos 45 anos da BC.

A solenidade contará com a participação do diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), Elilson Góis; do pró-reitor de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação (Procit), Décio Fonseca; e da diretora de Informação da Procit, Bernadette Lóscio. às10h, haverá a palestra “Acesso Aberto ao conhecimento científico”, com a professora Sonia Cruz Riascos, do Departamento de Ciência da Informação e às 10:30, a coordenadora da equipe técnica do Attena, Susimery Vila Nova,  a apresentação “Attena: trajetória, nova versão e perspectivas”.

O repositório institucional da UFPE foi implementado em 2014 com a missão de reunir, armazenar, preservar, divulgar e garantir acesso confiável e permanente à produção acadêmica e científica da Universidade, em um único ambiente digital. Em 2019, a UFPE lança o Attena com o objetivo de consolidar o conceito de Repositório Digital na Universidade, uma vez que se propõe como espaço de acesso aberto e organizado.

A implantação do Attena faz parte de um processo de democratização da produção acadêmica, pois está inserido no movimento mundial de acesso aberto à produção científica. Entre os objetivos principais está facilitar o acesso aos conteúdos disponibilizados no repositório e fazer com que a plataforma ganhe visibilidade, tanto entre a comunidade acadêmica quanto entre o público externo.

Attena - Repositório Digital da UFPE

attena@ufpe.br