Periódico da Capes dispõe de conteúdo sobre pós-graduação

O acesso ao conteúdo da RBPG é online e gratuito, sendo direcionado para docentes e alunos de pós-graduação, pesquisadores e gestores de instituições de ensino e de pesquisa, entre outros.

Do Portal de Periódicos da CAPES, Com informações da RBPG.

No Portal de Periódicos é possível localizar acervo voltado às diversas áreas do conhecimento, incluindo conteúdos direcionados ao ramo de atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): a pós-graduação. Um dos títulos disponíveis é editado pela própria Fundação desde 2004, trata-se da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG).

Esta revista científica tem por objetivo a publicação de artigos com foco na pós-graduação stricto sensu, que contemplem as peculiaridades desse nível acadêmico, os programas existentes, as políticas relacionadas e as suas articulações com a graduação, a educação básica, a pesquisa e a inovação.

O público-alvo da RBPG é composto por docentes e alunos de pós-graduação, pesquisadores e gestores de instituições de ensino e de pesquisa, gestores de associações científicas e profissionais, dirigentes e técnicos de órgãos do Ministério da Educação (MEC), do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e demais órgãos envolvidos na formação de pessoal e produção científica.

Com periodicidade quadrimestral, o título é considerado de abrangência multidisciplinar, baseado no sistema de revisão por pares duplo-cego, para seleção dos trabalhos inscritos nas seções Estudos, Debates e Experiências. Os números acolhem contribuições autorais de fluxo contínuo e as edições temáticas lançadas por edital público. São aceitos manuscritos em português, inglês e espanhol.

O acesso ao conteúdo da RBPG é online e gratuito. A versão impressa é distribuída sem ônus para bibliotecas e centros de informação científica do Brasil e do exterior, sendo também admitida a compra de exemplares avulsos. Com cerca de 80 mil acessos anuais, a revista científica figura entre os estratos A e B em 29 das 49 áreas do conhecimento no sistema de avaliação de periódicos Qualis CAPES (Quadriênio 2013-2016).

Um dos questionamentos recorrentes de membros da comunidade acadêmica brasileira é com relação aos processos de submissão de artigos científicos para publicação. Por ser uma biblioteca virtual, o Portal de Periódicos da CAPES apenas indexa e disponibiliza o acesso aos conteúdos e não tem responsabilidade sobre a editoração de revistas científicas. A RBPG, por sua vez, pode ser utilizada por pesquisadores ligados à temática para submissão de trabalhos.

Atualmente a RBPG está passando por reestruturações relativas à gestão e à política editorial. As informações gerais e as políticas editoriais vigentes, entre outros dados, estão disponíveis na página da revista. O acesso às edições publicadas pode ser realizado por meio da opção buscar periódico do Portal (ISSN 1806-8405) ou diretamente pelo site rbpg.capes.gov.br.