Notícias Notícias

Voltar

Usuários da plataforma SciFinder devem atualizar navegadores

A atualização é necessária para garantir segurança das informações do usuário e da base de dados que acessam. Prazo termina no próximo dia 22.

Por Alice Oliveira dos Santos do Portal Capes 

 

veja quais são os navegadores recomendados para diversas versões de sistemas operacionais (Imagem: Google Fotos)

 

O Chemical Abstracts Service (CAS), que cobre Química e áreas afins, informa aos usuários de suas ferramentas que será necessário atualizar os navegadores web utilizados para acessar os recursos, de forma que suportem a versão 1.1 ou superior do protocolo TLS (Transport Layer Security). O CAS é uma divisão da American Chemical Society (ACS) e é o editor responsável pelas bases de dados CAplus e Registry, além de outras ferramentas de busca, como o SciFinder, que o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) contrata para acessar as bases citadas, além de outras. O procedimento será necessário a partir de 22 de junho. 

Segundo o CAS, a atualização foi programada para promover melhorias no TLS – tecnologia que fornece comunicações seguras pela internet, provendo maior confiabilidade e privacidade dos dados transmitidos. Dessa forma, a conexão por meio de browsers que não suportam pelo menos o TLS 1.1 será bloqueada, não permitindo a visualização do conteúdo. Os usuários que não atualizarem seus navegadores podem ter seus dados invadidos e colocar em risco tanto a si mesmos quanto à base de dados. 

Clique aqui e veja quais são os navegadores recomendados para diversas versões de sistemas operacionais.

Sobre o SciFinder
O SciFinder é uma ferramenta de busca que permite localizar informações sobre substâncias químicas, reações e todo referencial teórico da área, incluindo resumos de trabalhos e informações sobre patentes. Engloba bases de dados que indexam temas como química orgânica, química inorgânica, físico-química, química analítica, engenharia química, ciências ambientais, farmacologia, toxicologia, medicina experimental, biologia celular e molecular, genética, bioquímica, microbiologia, enzimologia e outros temas relacionados. 

O recurso agrega informações de mais de 61 autoridades de patentes, incluindo documentos anteriores a 1907. As bases de dados reunidas pelo SciFinder são: CAplus, Registry, Chemical Reactions, Substâncias Químicas Regulamentadas, Chemcats e Medline.

Antes de utilizar o conteúdo, é preciso fazer um cadastro pessoal a partir de um computador conectado à rede da instituição. Durante o registro, o interessado deve inserir o e-mail institucional, que será reconhecido como nome de usuário para acesso à plataforma. Para finalizar o processo, é preciso clicar na mensagem de confirmação que será enviada ao e-mail informado. O Portal de Periódicos oferece o Manual de Cadastro de Novos Usuários, com o passo a passo dessa etapa.

O SciFinder pode ser localizado no link buscar base.

Data da última modificação: 24/07/2018, 17:59