UFPE lança autodepósito dos Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação no repositório digital Attena

Em sintonia com o movimento de acesso aberto à informação científica e para garantir o depósito de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de graduação no Attena – Repositório Digital da Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE adotou, este ano, o autodepósito dos TCCs aprovados, que deve ser feito pelo próprio estudante autor. O procedimento será oficialmente lançado em cerimônia a ser realizada, amanhã (25), às 10h, no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria, no Campus Recife.

O autodepósito do TCC é um procedimento rápido, simples e intuitivo. Na página do Attena, o discente deve preencher um formulário eletrônico com os dados referentes ao seu trabalho. O autor também precisa anexar o arquivo do TCC, em formato pdf, e declarar ciência quanto aos direitos autorais do conteúdo desenvolvido a partir do termo de concessão. O Attena e o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) disponibilizam, na internet, manuais sobre o tema.

“Disponibilizando seu TCC no Attena, o discente permite que os resultados do seu trabalho sejam conhecidos tanto pela comunidade acadêmica, quanto pela sociedade; reforça a autoria do trabalho, facilitando a descoberta de plágio; terá condições de acompanhar dados estatísticos de visualização, leitura e download do seu trabalho nos âmbitos nacional e estrangeiro”, afirma Susimery Vila Nova, bibliotecária responsável pelas atividades do Attena no SIB. O depósito no Attena também se constitui como um meio de preservação da produção acadêmica da Universidade em ambiente digital.

“O Repositório Digital Attena é a principal vitrine da produção científica da UFPE. Além da comunidade acadêmica, toda a sociedade pode acompanhar o que a Universidade vem produzindo. É uma importante ferramenta para darmos retorno dos investimentos públicos no Ensino Superior, especialmente como resposta das pesquisas tanto da pós como da graduação”, ressalta a diretora do SIB, Andréia Alcântara.

A modalidade de autodepósito de TCCs no Attena está disponível aos discentes de graduação da UFPE desde o dia 1º de julho. Os estudantes vinculados ao Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)/Recife iniciaram seus depósitos anteriormente devido à participação em projeto-piloto de implementação do serviço. A iniciativa tem coordenação da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da Biblioteca Central (BC), com parceria de outras unidades da instituição, como a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), as bibliotecas setoriais e os departamentos dos cursos de graduação.

O depósito do TCC no Attena é obrigatório para os cursos de graduação que têm o TCC como componente curricular obrigatório. O disciplinamento do TCC na UFPE está previsto na Resolução nº 18/2022 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que pode ser consultada no portal da Universidade. Antes da adesão à modalidade de autodepósito na UFPE, os TCCs eram entregues às bibliotecas setoriais dos respectivos centros acadêmicos nos formatos impresso e/ou CD. No entanto, essa entrega não era obrigatória.

Data da última modificação: 24/10/2022, 21:24