Revista Estudos Universitários comemora 60 anos de existência

Periódico teve todos os seus números impressos, de 1962 a 2019, digitalizados

A Estudos Universitários: revista de cultura, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), comemora 60 anos de existência. Para marcar o aniversário, uma cerimônia foi realizada, na última sexta-feira (30), no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria, Campus Recife. No evento, também foram apresentados o trabalho de digitalização de todos os números publicados no formato impresso, de 1962 a 2019, e o edital de seleção para o próximo editor-chefe da revista.

Foto: Raul Holanda

Evento de comemoração foi realizado no Auditório João Alfredo

O reitor Alfredo Gomes destacou o relevante papel do periódico na sociedade brasileira. Para ele, a revista “chega aqui a 2022 viva, pulsante, também mais diversa, mais interdisciplinar e trazendo ao debate as questões da atualidade. Isso é muito bom. É um veículo que traz conhecimento, traz informação e que se mostra vivo durante um período tão longo da história brasileira”.

Criada em 1962, a revista surgiu como uma proposta de extensão universitária idealizada por Paulo Freire, Luiz Costa Lima, João Alfredo e demais colaboradores, no mesmo ano em que o grupo fundou o Serviço de Extensão Cultural (SEC) da Universidade do Recife (atual UFPE). Atualmente, o periódico é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE e editado pela Coordenação de Gestão Editorial e Impacto Social (CGEI) da Proexc. A Estudos Universitários tem natureza inter e multidisciplinar e publica estudos, ensaios, entrevistas, relatos de experiência, resenhas e traduções, além de produtos de criação literária como contos e poemas.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPE, Oussama Naouar, o trabalho realizado na revista devolve à publicação a sua história. “Ela representa a materialização editorial de um coletivo de técnicos, de professores, de pessoas engajadas com a questão da educação”, afirmou ele. “A história da revista, começando lá nos anos 60, é uma história de sonhadores, de pessoas que acreditavam nesse poder transformador da sociedade através da educação”, disse o atual editor-chefe da Estudos Universitários, Adriano Dias de Andrade, que também é coordenador de Gestão Editorial e Impacto Social da Proexc.

Até o ano de 2019, a revista tinha o formato impresso e, em 2020, passou a ser digital. Todas as edições publicadas originalmente em formato físico foram digitalizadas e podem ser acessadas gratuitamente no Portal de Periódicos. Esse trabalho foi realizado pela CGEI-Proexc e por parceiros, e o acervo foi oficialmente entregue à comunidade acadêmica na última sexta-feira (30).

O evento comemorativo ainda contou com palestra do professor emérito da UFPE Flávio Brayner, que também é membro do Conselho Editorial da Estudos Universitários. Ele falou sobre a história da revista e o contexto social à época da criação dessa publicação. Também na solenidade de aniversário, foi exibido o trailer do documentário “Estudos Universitários – 60 anos”. A obra completa será lançada, amanhã (4), às 14h, no Cinema da UFPE (Campus Recife), como parte da programação do 7º Encontro de Extensão e Cultura (Enexc) da UFPE.

A mesa solene contou com participação do reitor Alfredo Gomes; do pró-reitor Oussama Naouar; do professor Flávio Brayner; do coordenador da CGEI-Proexc, Adriano Dias de Andrade; e da diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da Universidade, Andreia Alcântara dos Santos.

EDITAL – Como parte do evento dos 60 anos da Estudos Universitários, a Proexc lançou, na última sexta-feira (30), o edital para seleção do novo editor-chefe da revista para o biênio 2023-2024. Podem participar docentes efetivos e em exercício da UFPE com titulação de doutor. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 deste mês. O Edital nº 11/2022 está disponível no site da Proexc, na aba “Editais e Chamadas”, ano 2022.

Data da última modificação: 04/10/2022, 09:56