Inscrições abertas para Oficina de Preservação de Documentos

Os interessados em participar do módulo de Higienização e Acondicionamento da Oficina de Preservação de Documentos podem fazer a inscrição on-line até o dia 22 de novembro, quando as aulas terão início. A oficina será dos dias 22 a 24 de novembro, das 8h às 12h, no Memorial Denis Bernardes, localizado na Biblioteca Central, no Campus Recife da UFPE. A inscrição custa R$ 100 + taxa de R$ 10 para profissionais e R$ 50 + taxa de R$ 5 para estudantes.

A ideia da iniciativa é capacitar profissionais a realizarem atividades de higienização e acondicionamento em unidades de informação. As aulas irão discutir os fundamentos da higienização e acondicionamento; realizar atividades de higienização no acervo e limpeza em unidades de informação; e ensinar a fazer acondicionamento para diferentes tipos de documentos.

O curso será desenvolvido no Memorial Denis Bernardes, o que irá favorecer o desenvolvimento de atividades práticas. A organização do curso irá disponibilizar todo o material necessário para que cada aluno tenha contato com todas as técnicas apresentadas. A facilitadora da oficina será a professora Danielle Alves de Oliveira, que é chefe do Arquivo da Faculdade de Direito do Recife (FDR/UFPE), docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade e professora do curso técnico em Biblioteconomia, na modalidade de Ensino a Distância (EAD), do Governo do Estado de Pernambuco.

Três monitores irão ajudar no acompanhamento e na supervisão das atividades práticas. Este é o primeiro módulo da Oficina de Preservação de Documentos. Outros módulos serão realizados em breve.

Mais informações:
Memorial Denis Bernardes