Notícias Notícias

Voltar

Editora UFPE ultrapassa a marca de 500 e-books gratuitos em novo portal

Migração do catálogo de obras eletrônicas foi iniciada em maio e vem mobilizando grande parte da equipe do órgão suplementar

Por Ascom

Em maio, a equipe de servidores e estagiários da Editora UFPE assumiu a tarefa de implantar um novo site para a disponibilização gratuita de livros eletrônicos, utilizando uma base mais estável, ágil e moderna, interligada ao sistema Open Monograph Press (OMP), software de código livre que passou a ser utilizado pelo órgão suplementar como programa de gerenciamento administrativo e editorial. A meta era subir, até o final de 2021, nada menos que 700 obras digitais. Após pouco mais de dois meses, o grupo comemorou nesta semana o fato de já ter alcançado e ultrapassado a marca de 500 títulos disponibilizados.

“Isso implicou engajarmos remotamente servidores e estagiários, mesmo em meio à pandemia, para executar a tarefa de migrar todo o nosso catálogo digital para um novo portal. Diariamente, estamos firmes nessa caminhada e alcançamos rapidamente cerca de 70% do que havíamos estipulado inicialmente”, explica o diretor da Editora, Diogo Fernandes.

Para dar publicidade ao portal, foi criada a campanha “E-books para todos”, através da qual semanalmente são apresentadas ao leitor, por meio das redes sociais da Editora e do boletim de notícias da Assessoria de Comunicação da UFPE, sugestões de leitura de títulos do acervo. O objetivo é consolidar o site de livros eletrônicos como uma ferramenta em favor da democratização do saber produzido pela UFPE e até mesmo por outras universidades parceiras.

“Toda vez que o leitor baixar um livro, pode ter a certeza de que estivemos unidos nos bastidores, num trabalho em cadeia, para que sua leitura digital fosse possível. E vamos continuar firmes para alcançarmos até dezembro, como previsto, cerca de sete centenas de livros eletrônicos, todos gratuitos, bastando apenas ter algum dispositivo conectado à internet para ler”, afirma Fernandes.

A quantidade de downloads tem sido um indicativo de sucesso da nova plataforma. Os dez livros mais baixados pelo público leitor alcançaram o patamar de cerca de 2500 downloads em apenas 60 dias desde a abertura do site. A expectativa da editora é de que a base de acessos cresça ainda mais nos próximos meses, em especial pelos lançamentos de novas obras previstos para acontecer mensalmente até o final do ano.

Data da última modificação: 21/07/2021, 20:14