Universidade Federal de Pernambuco - Restaurante Universitário
Unificação das catracas PDF Imprimir E-mail

COMUNICADO

Unificação das catracas

A Casa de Farinha Ltda, empresa responsável pela gestão do Restaurante Universitário vem por meio deste esclarecer alguns pontos em relação à unificação do acesso ao restaurante, por meio do sistema de controle de acesso de biometria.

1 – No dia 27 de Março de 2014, foi autorizado o investimento, e solicitado o equipamento Hardlock e novo Software de consulta de digitais, com prazo de entrega e instalação finalizando em 27 de Abril de 2014.

2 – Ocorre que passados mais de 6 meses da contratação, até o presente momento o novo sistema não entrou em funcionamento, e não temos nenhuma resposta concreta do fornecedor – Madis Rodbel, que alega problemas de incompatibilidade entre o software de sua propriedade RB Acesso, com o equipamento adquirido (Hardlock), bem como o sistema integrado ao Sig@ e SCAR (Sistema de Controle de Acesso a Refeitório) utilizado pela Casa de Farinha.

3 – Apesar de não haver obrigatoriedade contratual para a adequação do sistema, a Casa de Farinha se dispôs, e vem trabalhando conjuntamente para realizar os investimentos que se fazem necessários para elevar o nível dos nossos serviços.

4 – Dados os esclarecimentos acima a Casa de Farinha afirma estar ciente da grande insatisfação e transtorno enfrentado pelos alunos e usuários com o acesso ao RU-UFPE. Por isso já estamos em busca de maneiras judiciais e contratuais para resolução do problema, e consequente melhoria do acesso ao RU-UFPE.

 
Cadastramento Biométrico PDF Imprimir E-mail
À partir de 08 de setembro de 2014, o cadastramento biométrico pode ser realizado todos os dias das 8:00h às 19:00h na sala de administração do RU. Os novos alunos devem fazer o pré-cadastro no seu próprio sig@- informações do discente- detalhamento do discente- restaurante universitário e comparecer ao RU munido de documento oficial com foto e CPF.
 
Resumo da Ata de Reunião do dia 29.04.2014 PDF Imprimir E-mail

RESUMO DA ATA DA REUNIÃO COM OS ESTUDANTES PARA AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

No último dia 29 de abril de 2014, na Biblioteca Central, aconteceu a reunião com os estudantes para avaliar o serviço prestado pela empresa contratada para a produção e distribuição de refeições no Restaurante Universitário, a qual iniciou as atividades no dia 31 de março de 2014; bem como validar o layout da distribuição dos balcões de distribuição no Refeitório. Estiveram presentes: a Pró-Reitora da PROAES, Profa Silene Cordeiro, a Diretora do Restaurante Universitário, Profa Edleide Freitas; a Nutricionista Supervisora do Restaurante Universitário, Carla Ionara; a Responsável Técnica da empresa Casa de Farinha LTDA, Nutricionista, Georgia West e a Representante Comercial, Valéria.

Pontos abordados pelos estudantes x Plano de Ação

1. Layout aprovado. Porém a acessibilidade para os portadores de necessidades especiais deve ser revisto.

A saída do cadeirante ocorrerá por uma porta localizada em paralelo com a porta de acesso às catracas.

2. Ventilação no refeitório.

Enviada uma solicitação à Prefeitura solicitando alternativa de melhoria da climatização do refeitório.

3. Área de convivência.

Processo em andamento para elaboração de Edital para cessão de área física no ambiente de convivência do RU destinada à colocação de uma sorveteria e um café.

4. Comunicação RU x estudantes.

Formas de comunicação oficiais UFPE: caixa de sugestões; portal do estudante- SEGIC; link do RU no site da UFPE (e-mail); ASCOM.

5. Catracas (não haver separação por letras).

A mudança do sistema de controle de acesso das catratas está sendo realizado pela empresa, para o que foi dado o prazo de 30 dias para que todas as catracas tenham autonomia para reconhecer a digital de todos os cadastrados.

6. Abertura e limpeza dos banheiros e estender horário do caixa.

Os caixas estarão abertos até o fim do horário e as portas estarão abertas até 10 min após o término do horário. Solicitado à gestão do contrato de limpeza a permanência de um funcionário da empresa de limpeza em tempo integral no RU.

7. Variedade das preparações para os vegetarianos (mais saladas folhosas também).

Está sendo realizado o cadastro dos usuários adeptos da alimentação vegetariana com o objetivo de quantificar e identificar essa demanda a fim de aumentarmos o índice de satisfação deste grupo. Ficou também acordado que as preparações, contendo leite e queijo, a princípio serão mantidas.

8. Desjejum para todos os estudantes com subsídio integral.

Atendido.

9. Segurança em relação ao piso derrapante dos degraus.

Está sendo providenciada a colocação de fita antiderrapante nos degraus de granito.

Diretoria RU

 
Resultado Cadastro Vegetarianos PDF Imprimir E-mail

O Restaurante Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem como um dos seus objetivos o atendimento alimentar e nutricional dos estudantes, servidores e visitantes, sendo uma das suas principais atribuições a garantia da qualidade das refeições. De modo geral a qualidade é a determinação da satisfação do cliente, que por sua vez para avaliar os serviços de alimentação deve ser medido o nível em que o produto satisfaz. Na Unidade de Alimentação e Nutrição o grau de qualidade está associado aos seguintes aspectos: qualidade nutricional dos alimentos, segurança higiênico-sanitária e ao atendimento ao cliente.

Durante o mês de maio/14, com o objetivo de cadastrar os usuários vegetarianos do RU para obter as características destes usuários e o quantitativo, foi elaborado um formulário abordando os principais aspectos com questões objetivas e uma subjetiva. Os participantes deveriam preencher o formulário informando nome, curso, período, idade, qual o tipo de dieta vegetariana consumida, quais refeições realizam no RU e qual a frequência. A informação sobre o cadastro foi divulgada no site da Universidade na página do Restaurante e no próprio refeitório do Restaurante anteriormente através de cartazes.

Diante dos resultados apresentados, conclui-se que os vegetarianos apesar de ser uma pequena parcela dos comensais do Restaurante Universitário (mais ou menos 4%), merecem a atenção, visto que há vários motivos para a adesão do hábito vegetariano. Várias pessoas adéquam as restrições ao consumo de carne de uma forma que seja conveniente ao seu estilo de vida, isso inclui motivações religiosas filosóficas, éticas, culturais, ecológicas e econômicas.

As características predominantes do perfil da clientela vegetariana foram: sexo feminino entre 21 a 25 anos e estão no início dos cursos acadêmicos.

Foi visto que não é considerado apropriado restringir a variedade de preparações, por exemplo, aos vegetarianos estritos, pois a maioria é classsificada como ovolactovegetariana (56,5%) abrindo um leque para possibilidades de preparações. Também pelo observado, não é viável restringir a quantidade dessas preparações vegetarianas somente ao número de vegetarianos, devido aos estudantes em geral consumirem também a opção vegetariana, visto que o consumo do prato opcional é maior comparado ao número de cadastrados.

Destaca-se, portanto, a importância de ser ampliada a variedade das preparações para diminuir a freqüência da soja (apesar que, o contrato atual firmado entre a empresa e a UFPE só contempla a soja), visto que diariamente e em todas as refeições, principalmente no almoço, os vegetarianos estão presentes (74% dos vegetarianos fazem alguma refeição diariamente no RU).

Vale ressaltar que na ocasião da renovação do contrato (primeiro trimestre 2015) o cardápio básico proposto à empresa será reavaliado para a melhoria da abrangência do Restaurante Universitário ao público vegetariano, visto que é um público em expansão e a maioria dos cadastrados estão no início do período acadêmico.

Carla Ionara X. da Silveira Cardoso

Nutricionista Supervisora

 
Desjejum PDF Imprimir E-mail

Prezados usuários,

À partir do dia 05 de maio de 2014 todos os alunos que possuem subsídio total para uso do Restaurante Universitário terão direito a fazer o desjejum, que ocorre das 7:00h às 8:00h da manhã.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL