Destaques Destaques

Voltar

Ministro da Educação, Camilo Santana, conhece projetos da UFPE durante visita ao Campus Recife

Após participar da posse da professora Márcia Angela na Fundaj, Santana veio à UFPE e visitou o Centro de Bioterismo e o Restaurante Universitário

Por Eugênia Bezerra

O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na última sexta-feira (3), onde participou de reunião na Reitoria, depois seguiu para o Centro de Bioterismo da Universidade e, ao final da visita, conheceu as instalações do Restaurante Universitário, que esteve em obras recentemente. 

Fotos: Júnior Anjos

Reitor e vice-reitor recebem o ministro no gabinete

No gabinete da Reitoria, o reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo apresentaram os três campi da UFPE e focaram nos projetos relativos à ocupação do Edifício Celso Furtado (antiga sede da Sudene) e ao Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento da UFPE. Pró-reitores da UFPE, a nova presidenta da Fundaj, Márcia Angela Aguiar, que é professora da UFPE, e o deputado federal Túlio Gadêlha acompanharam a conversa.

“Temos o desafio de ocupar o Edifício Celso Furtado considerando a integração da Universidade, chamando empresas para cá, e de recolocar o Complexo de Convenções da UFPE na pauta do estado como um espaço para se discutir cultura, educação e ciência”, afirmou o reitor Alfredo Gomes.

“Fiz questão de fazer este agradecimento com as visitas às universidades, que são responsáveis por grande parte da produção científica brasileira. Sabemos o quanto elas sofreram nos últimos quatro anos com a falta de diálogo, falo como ex-governador do Ceará que também sentiu isso. Quero dizer que vamos nos empenhar para reconstruir e avançar. O único caminho para construir um país mais justo, soberano e fraterno é pela educação. Não tem outro. Quanto ao orçamento, é difícil mexer ainda neste ano, mas queremos nos preparar já para no próximo ano voltar a fazer grandes investimentos”, afirmou o ministro Camilo Santana.

Encontro reuniu dirigentes da UFPE

Santana tirou algumas dúvidas sobre as iniciativas e recebeu uma cópia do Programa de Iniciação à Inovação e ao Empreendedorismo para Pós-Graduação e Pós-Doutorado (InovaPG). Experimentou a água tratada pela startup Pluvi e, depois, pediu para dirigir o carro elétrico utilizado nos projetos da UFPE em direção ao Centro de Bioterismo.

Ministro dirige carro elétrico na Universidade

“Este centro vai atender toda a UFPE, o Instituto Aggeu Magalhães, que é ligado à Fundação Oswaldo Cruz, e as outras universidades que demonstrem interesse para suas pesquisas. Este será o único biotério com este padrão em Pernambuco”, apresentou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, Pedro Carelli (um biotério é um viveiro em que são mantidos animais para estudos de laboratório).

Centro de Bioterismo vai atender também outras instituições

Mesmo com a agenda apertada por conta de outros compromissos e dos horários da viagem, o ministro Camilo Santana concordou em conhecer o Restaurante Universitário da UFPE, onde cumprimentou estudantes.

Comitiva também visitou o RU, que esteve em obras

FUNDAJ – Pela manhã, o ministro Camilo Santana empossou a nova presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Márcia Angela Aguiar, que é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Pedagogia da UFPE, em solenidade no Cinema da Fundação/Museu da Fundaj, em Casa Forte. O reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo participaram da solenidade de posse.

Foto: Assessoria/Fundaj

Professora Márcia Angela toma posse na Fundaj

“É uma honra para mim presidir a Fundaj e sou a primeira mulher [no cargo]. Entro com o compromisso de fazer uma gestão democrática e participativa, de buscar a valorização dos servidores. A primeira proposta que apresentei ao ministro [Camilo Santana] foi para realização de um concurso público para a Fundaj. O último foi em 2006, ou seja, há muitos servidores perto de se aposentar e muitos jovens sem poder entrar”, citou Márcia Angela Aguiar. Conheça mais sobre a trajetória profissional da nova presidenta da Fundaj aqui.

Data da última modificação: 08/03/2023, 14:58