Voltar

COVID-19

Transcrevemos abaixo o teor de nota publicada contendo esclarecimentos sobre o funcionamento da DRI, cujo original está disponível aqui.

 

ESCLARECIMENTOS SOBRE O FUNCIONAMENTO DA DRI

 

Considerando a pandemia do novo Corona vírus (COVID-19) a UFPE determinou a suspensão das atividades acadêmicas presenciais por período indeterminado e publicou uma série de medidas relativa às medidas a serem adotadas pela UFPE diante da situação de pandemia.

Conforme a nota, disponível abaixo, o atendimento presencial na universidade está suspenso e a DRI desenvolverá suas atividades remotamente até o fim do período de suspensão. Seguem as principais orientações:

 

Estudantes Brasileiros em Programas de Mobilidade no Exterior

Os estudantes de Graduação que retornarem ao Brasil até 30/04/2020 terão suas matrículas confirmadas no SIG@, pela Coordenação do Corpo Discente (PROACAD), mediante a realização de procedimentos descritos em www.ufpe.br/cci na seção COVID-19.

Os estudantes de Pós-Graduação que retornarem ao Brasil até 30/04/2020 devem entrar em contato com a PROPESQ no e-mail: pro-reitor.propesq@ufpe.br para procedimentos de matrícula.

 

Estudantes Estrangeiros vinculados à UFPE: Mobilidade Internacional, Pré-PEC G (Curso de Língua Portuguesa), PEC-G, PEC-PG, PEC-PG e PAEC

As aulas e demais atividades estão suspensas para todos os estudantes estrangeiros com vínculo na UFPE. A orientação é para que os discentes permaneçam em seus alojamentos e residências, adotando as medidas sanitárias indicadas pelas autoridades locais. Em caso da presença de sintomas do COVID-19: os estudantes estrangeiros portadores de Seguro Saúde, devem buscar a rede de saúde credenciada. Para os estudantes estrangeiros sem Seguro Saúde, estes devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de seu local de moradia. As Unidades de Saúde próximas da UFPE, campus João Amazonas, são:

 

US 149 CS PROFESSOR OLINTO DE OLIVEIRA
Endereço: RUA FRANCISCO DE PAULA, 47 - VARZEA, VARZEA
Telefone: 3355-6443

 

US 158 CS PAM CEASA
Endereço: BR 101 GIRADOR DO CURADO, 11606 - JARDIM SAO PAULO, JARDIM SAO PAULO
Telefone: 3355-0090

 

US 161 CS PROFESSOR ROMERO MARQUES (IPIRANGA)
Endereço: RUA CARLOS GOMES, 932 - BONGI, BONGI
Telefone: 3355-4441

 

Informações completas sobre todas as unidades de saúde podem ser acessadas aqui.

Para dúvidas e esclarecimentos contatar o Núcleo de Epidemiologia e Informações Hospitalares do Hospital das Clínicas (Nepi): (81) 2126.3581 ou (81) 2126.3665 ou pelo e-mail nepihc@gmail.com

 

Mais informações

Informações Gerais

As dúvidas gerais serão respondidas pelo e-mail secci@ufpe.br.

Qualquer novo informe será disponibilizado na página oficial da UFPE, bem como na página específica da DRI quando necessário [ www.ufpe.br/cci ].

 

Informações sobre Convênios

As eventuais dúvidas sobre convênios ou demais programas de mobilidade internacional por parte dos servidores deverão ser encaminhadas para convênios.dri@ufpe.br.

 

Informações sobre Mobilidade no Sig@ e Bolsas Santander

Informações adicionais sobre retorno ao Brasil por parte de estudantes da UFPE no exterior, documentação, Bolsas Santander e assuntos relacionados devem ser encaminhados para mobilidade.estudantil@ufpe.br.

 

Mobilidade In e Out

Demais dúvidas sobre Editais abertos para Programas de Mobilidade Institucional devem ser encaminhados para mobilidade.in@ufpe.br.

 

Orçamentos e Procedimentos Administrativos

Para demais procedimentos administrativos e financeiros, encaminhar e-mail para adm.dri@ufpe.br.

 

Informações nas Redes Sociais da DRI

Para chamadas e informações nas Redes Sociais da DRI, entrar em contato através do e-mail: divulgação.dri@ufpe.br.

 

 

ORIENTAÇÃO AOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA UFPE EM MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL

 

OBS: O procedimento informado abaixo destina-se apenas a estudantes que estão participando de mobilidades internacionais através de editais institucionais e cuja situação acadêmica em 2020.1 é a de "mobilidade estudantil".

 

Prezados Estudantes de Mobilidade Internacional,

Considerando a Declaração de Pandemia, pela Organização Mundial de Saúde, em 11 de março de 2020, em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19), passamos a seguinte orientação:

Os estudantes do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional que retornarem ao Brasil até o dia 30/04/2020 terão suas matrículas confirmadas no Sig@, pela Coordenação do Corpo Discente, mediante a realização dos seguintes procedimentos:

1. Entrar em contato com a Diretoria de Relações Internacionais - DRI (mobilidade.estudantil@ufpe.br) e informar que está retornando ao Brasil;

2. Enviar e-mail à Coordenação do Corpo Discente (cdiscente@ufpe.br; cdiscente.atendimento@ufpe.br), informando as disciplinas nas quais deseja ser matriculado para o semestre 2020.1. Este e-mail deve ser encaminhado com cópia para a DRI (mobilidade.estudantil@ufpe.br) e a Diretoria de Gestão Acadêmica da Proacad - DGA (dga.proacad@ufpe.br). Os estudantes deverão estar cientes do prazo máximo para envio desses e-mails, até 30/04/2020, bem como do retorno ao Brasil;

3. Anexar ao e-mail a cópia da passagem de retorno ao Brasil, o Termo de Desistência da Mobilidade Internacional emitido pela DRI (documentos em anexo);

4. No retorno ao Brasil, o estudante deverá permanecer 15 dias em isolamento, a fim de cumprir recomendações do Ministério da Saúde (vide portaria em anexo);

5. Se o estudante apresentar os sintomas descritos na portaria do Ministério da Saúde, relacionados ao COVID-19, este deve solicitar um prazo de afastamento, comunicando à Coordenação do Corpo Discente, à Coordenação do Curso, com cópia para a DGA (dga.proacad@ufpe.br)e DRI (mobilidade.estudantil@ufpe.br), por meio de requerimento em anexo, apresentando atestado médico;

6. Os casos omissos serão resolvidos pela Proacad;

7. Estamos disponíveis para maiores esclarecimentos  através dos e-mails: dga.proacad@ufpe.br e mobilidade.estudantil@ufpe.br.

8. No dia 15/03/2020 a UFPE suspendeu as atividades acadêmicas presenciais (ver NOTA DA UFPE em anexo).

Esses procedimentos podem ser revistos a qualquer momento, conforme orientação do Grupo de Trabalho da UFPE de enfrentamento do COVID-19 em consonância com as autoridades sanitárias.

Atenciosamente,

Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos - PROACAD e

Diretoria de Relações Internacionais - DRI

 

Anexos

Nota Oficial da UFPE - Publicada em 16/03 na Ascom UFPE

Nota Oficial da UFPE - Publicada em 27/03 na Acom UFPE (suspensão das aulas por período indeterminado)

Requerimento Geral

Portaria Nº 356 de 11 de março de 2020

Termo de desistência de mobilidade da DRI

 

Em breve divulgaremos outras medidas adotadas pela DRI devido à pandemia do novo coronavírus. 

Data da última modificação: 25/05/2020, 13:18