Notícias Notícias

Voltar

Professores do Departamento de Bioquímica da UFPE integram nova diretoria da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Maíra Pitta e Moacyr Rêgo desempenham, respectivamente, as funções de vice-presidente e segundo secretário na equipe eleita para o biênio 2023-2024

Dois professores do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) fazem parte da nova diretoria eleita para a Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF). Maíra Pitta e Moacyr Rêgo desempenham, respectivamente, as funções de vice-presidente e segundo secretário na equipe eleita para o biênio 2023-2024.

“O grande desafio da nova gestão, no ano celebração do seu 20º ano de criação da ABCF, será estimular os jovens pesquisadores farmacêuticos, diante de tantos cortes orçamentários dos anos passados, além de fortalecer a Associação em suas diferentes esferas de atuação. Diante de um cenário político mais favorável, a ABCF lutará junto com as demais entidades científicas para a reversão do subfinanciamento das ciências bem como o reajuste imperativo dos valores das bolsas de mestrado e doutorado”, afirma Moacyr Rêgo.

“A Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas congrega os diversos atores das ciências farmacêuticas no Brasil, tanto na academia quanto na indústria. A ABCF foi criada em 2003, fruto de muitos anos de luta de vários colegas de diferentes instituições de ensino e pesquisa de nosso País visando uma maior interlocução da área da farmácia com as agências de fomento, governo e setor produtivo”. 

Na UFPE, Moacyr e Maíra são coordenadores do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica (Nupit-SG). O núcleo atua com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da capacidade brasileira de inovar no setor de insumos prioritários para a saúde, com ênfase nos fármacos e medicamentos.

Junto com Moacyr e Maíra, a nova diretoria e o novo conselho do ABCF são formados por: Guilherme Martins Gelfuso (presidente), Sandra Elisa Haas (primeira secretária), Tania Mari Bellé Bresolin (primeira tesoureira), Leonardo Régis Leira Pereira (segundo tesoureiro), Taís Gratieri (conselho fiscal tutelar), Marcos Luciano Bruschi (conselheiro fiscal titular), Letícia Cruz (conselheiro fiscal titular), Ruth Meri Lucinda (conselheiro fiscal suplente), Divaldo Pereira de Lyra Junior (conselheiro fiscal suplente), Jean Leandro dos Santos (conselheiro fiscal suplente), Silvana Nair Leite Contezini (conselheira consultiva), Ricardo Neves Marreto (conselheiro consultivo), Sandra Helena Poliselli Farsky (conselheira consultiva), Renata Fonseca Vianna Lopez (conselheira consultiva), Luciana Biagini Lopes (conselheira consultiva) e Lucindo José Quintans Júnior (conselheiro consultivo).

Data da última modificação: 05/01/2023, 15:27

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Localização Localização