Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial realiza sua primeira defesa de mestrado

Defesa vai contar com a participação do professor Sérgio Amâncio, da Universidade Técnica de Graz, na Áustria

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial (PPGEA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza a sua primeira defesa do Mestrado em Engenharia e Ciências Aeroespaciais na próxima segunda-feira (23), às 9h. O estudante Lucas Oliveira Siqueira defende a pesquisa intitulada “Brasagem de aço inoxidável austenítico com metais de adição a base de prata para aplicação em sistemas pressurizados de aeronaves”, orientada pelo professor Tiago Felipe de Abreu Santos, do Departamento de Engenharia Mecânica (Demec) e coordenador do PPGEA. Interessados em assistir devem solicitar o link por e-mail para ppgea@ufpe.br.

O trabalho trata da braseabilidade de tubulações de alta pressão para transporte de oxigênio em aeronaves pressurizadas utilizando metais de adição à base de Ag. A banca conta com a participação do professor Sérgio Amâncio, da Universidade Técnica de Graz, na Áustria, possuidor da Cátedra de Aviação concedida pelo Ministério Austríaco para Ações do Clima, Meio Ambiente, Energia, Mobilidade e Tecnologia. Além dele e do orientador, também faz parte da banca o professor Severino Leopoldino, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade, diretor do Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM) da UFPE, onde a pesquisa foi desenvolvida.

O PPGEA faz parte da Rede Nordeste Aeroespacial (RNA), rede de cooperação envolvendo instituições de ensino e pesquisa de excelência (e os dois centros de lançamento de foguetes na região Nordeste do Brasil – CLA e CLBI) em estudos aeroespaciais, seja em engenharia e tecnologia, seja em ciências espaciais ou ciências atmosféricas aplicadas, contando ainda com tópicos sobre geopolítica e regulação do uso do Espaço. É composta por quatro universidades: UFPE, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Saiba mais no site do PPGEA. 

Data da última modificação: 18/08/2021, 17:02