Pesquisa Pesquisa

Voltar

Docente da UFPE publica artigo que aborda a internet e a análise culturômica como ferramentas para compreender o comportamento humano

De acordo com o estudo, a internet impacta diversas áreas, oferecendo oportunidades para novas perspectivas de pesquisa

Por Petra Pastl

Artigo científico publicado recentemente por grupo de pesquisadores liderado pelo professor Ulysses Paulino de Albuquerque, do Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos (LEA) do Departamento de Botânica, Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), destaca a importância da internet e da análise culturômica como ferramentas para compreender o comportamento humano em escala global.

De acordo com o estudo "Explorando Grandes Corpos Digitais para o Estudo do Comportamento Humano" (na tradução literal do inglês), aproximadamente 5,3 bilhões de pessoas, ou 66% da população mundial, têm acesso à internet, vivendo em uma era em que a informação ultrapassa fronteiras temporais e espaciais, mantendo o mundo conectado por meio de um intenso fluxo de informações. A internet se tornou um componente fundamental da sociedade contemporânea, impactando diversas áreas e oferecendo oportunidades para novas perspectivas de pesquisa.

O amplo acesso à Internet permitiu a busca e o armazenamento de informações em diversos meios digitais, formando grandes conjuntos de dados conhecidos como corpora digitais. Esses corpora consistem em coleções de itens, como páginas da Internet, livros digitalizados e postagens em redes sociais, que podem gerar dados estruturados, representando repositórios de conhecimento e evidências da cultura humana.

Essas informações proporcionam oportunidades para investigações científicas que buscam compreender o comportamento humano em grande escala, alcançando indivíduos que normalmente seriam de difícil acesso para pesquisas convencionais. A pesquisa com dados digitais, que abrange diferentes sociedades, ajuda a reduzir vieses nos estudos comportamentais humanos, frequentemente realizados em sociedades ocidentais e desenvolvidas.

Uma forma de contornar essa limitação é por meio da criação de métodos e ferramentas que medem a distância psicológica intercultural entre diferentes populações em sociedades ocidentais, permitindo generalizações mais amplas. No entanto, até então, não existia uma maneira abrangente de acessar todas as variedades sociais e culturais ao redor do mundo. É nesse ponto que entram as ferramentas culturômicas, que se dedicam à coleta e análise quantitativa de grandes corpora de dados digitais para o estudo da cultura humana.

Essas ferramentas têm sido utilizadas para explorar tendências e padrões que refletem o comportamento humano em ambientes virtuais. Estudos têm demonstrado o potencial dos corpora digitais para compreender diversos fenômenos relacionados ao comportamento humano. Por exemplo, dados de localização de telefones celulares contribuem para a compreensão de padrões de mobilidade urbana e suas relações com dinâmicas sociais e de saúde. Redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Sina Weibo podem ser utilizadas para identificar características psicológicas e traços conhecidos como Big Five. Notícias da imprensa local ao redor do mundo podem prever questões sociopolíticas em diferentes países. E sites de relacionamento podem ajudar a identificar as preferências humanas na busca por parceiros românticos.

Enfim, a abordagem culturômica do comportamento humano (culturomics of human behavior – CHB) analisa grandes conjuntos de dados culturais, especialmente dados de mídias sociais, para compreender o comportamento humano em escala global. Embora tenha semelhanças com outras disciplinas, a CHB é um campo distinto com suas próprias características e metodologias, merecendo ser estudada de forma independente.

Data da última modificação: 02/06/2023, 15:32