Pesquisa Pesquisa

Voltar

Artigo de professor e alunas egressas da UFPE ganha prêmio internacional de melhor trabalho com autores de até 35 anos

Prêmio será anunciado formalmente na Assembleia Geral Anual da The Royal Institution of Naval Architects (Rina), no dia 12 de maio, on-line

O professor Heitor de Oliveira Duarte, do curso de Engenharia Naval da UFPE, e as alunas egressas Victória Maria Santos e Mariana Novais Peres, ambas do curso de Engenharia Naval da UFPE, ganharam prêmio internacional pelo artigo “Approach for the Design of Specialized Ships: The Case of Cargo Transport to an Ocean Island”. O trabalho foi o vencedor do Wakeham Prize, de melhor artigo de 2021 em periódico publicado por autores com até 35 anos nos Transactions of the Royal Institution of Naval Architects. A premiação será realizada em maio.

O trabalho tratou de desenvolver uma metodologia para projeto de embarcações especializadas e ilustrou a aplicação da metodologia no projeto de uma embarcação de carga especializada para a ilha de Fernando de Noronha. Foi resultado de um trabalho voluntário das alunas Victória Maria Santos e Mariana Novais Peres, sob a orientação do professor Heitor Duarte e coorientação do professor Silvio Melo (também coautor do artigo), todos do curso de Engenharia Naval da UFPE. O trabalho ainda é assinado por Ernesto Domingues, doutor em Oceanografia pela UFPE. Apesar de serem coautores do artigo, o professor Silvio Melo e Ernesto Domingues não ganharam o prêmio por terem mais de 35 anos (regra de premiação). 

O prêmio será anunciado formalmente na Assembleia Geral Anual da The Royal Institution of Naval Architects (Rina), no dia 12 de maio, on-line. A cerimônia com a distribuição das medalhas será em 20 de maio, no Royal Lancaster Hotel, em Londres, Inglaterra, durante o Cyber Security & The Rina Future Direction Event. 

Mais informações
Professor Heitor de Oliveira Duarte

heitor.duarte@ufpe.br

Data da última modificação: 11/05/2022, 15:08