HC promove série de atividades em celebração ao Outubro Rosa

Ações começaram ontem (6), com palestra e sessões de ginástica no ambulatório da Oncologia, e vão até o dia 27 deste mês

O Hospital das Clínicas (HC-UFPE/Ebserh) da UFPE abriu as suas atividades em celebração ao Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama. Voltadas às suas usuárias e usuários, as ações começaram ontem (6), com palestra e sessões de ginástica no ambulatório da Oncologia, e vão até o dia 27 deste mês.

“Nossas ações do Outubro Rosa têm como objetivo chamar a atenção do público e promover a conscientização, o autocuidado e a prevenção do câncer de mama. Com o autoexame, é possível detectar o câncer de mama e iniciar o tratamento o mais rápido possível para conseguir a cura. Teremos também diversas ações voltadas para o fortalecimento da autoestima das mulheres”, explica a técnica de enfermagem do HC Suelice Guedes, que é uma das organizadoras da campanha.

Serão realizadas atividades educativas, como palestras e distribuição de material educativo; além de ações de autocuidado e que promovem a melhora da autoestima, como massagens, ginástica, aulas de zumba, sessões com maquiadora e cabelereira, além de procedimento de pigmentação areolar em pacientes que passaram pela reconstrução mamária.

“Esse projeto de pigmentação continuará após o Outubro Rosa numa parceria com a profissional que topou oferecer de forma gratuita esse serviço que melhora a autoestima das mulheres”, completa Suelice Guedes.

MUTIRÃO - O HC está participando do Mutirão de Reconstrução Mamária, com outros três hospitais públicos de Pernambuco: Agamenon Magalhães, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP). O HC vai operar, ao todo, nove mulheres que já são acompanhadas pelo hospital universitário, em ação da Área Assistencial de Cirurgia Plástica com apoio de profissionais do Bloco Cirúrgico.

Data da última modificação: 07/10/2022, 15:44