Centro de Informática da UFPE é o único centro com dois INCTs em Computação no Brasil

A professora Teresa Bernarda Ludermir é a coordenadora do novo instituto, o IAIA

O Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco é o único centro com dois INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) em Computação no Brasil. O programa propõe articular e agregar com os INCTs, nacionalmente, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e campos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do país. O CIn se destaca nas áreas de Engenharia de Software e Inteligência Artificial, com o Ines (Instituto Nacional para Engenharia de Software) e agora o IAIA (Instituto Nacional de Inteligência Artificial), aprovado em novembro na Chamada nº 58/2022.

O programa dos INCTs é conduzido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e diversas fundações estaduais de amparo a pesquisa.

O Ines realiza pesquisa e desenvolvimento nas mais diversas subáreas da Engenharia de Software, criando e avaliando teorias, técnicas, e ferramentas de apoio ao processo de desenvolvimento de software com qualidade e produtividade. O foco de pesquisa principal do Ines é “Engenharia de Software para Cidades Inteligentes (ESCIn)” com quatro linhas de atuação (Educação, Ciência, Tecnologia e Difusão) e três eixos de competências (Programação, Aplicações e Engenharia de Software), totalizando 12 células de ação.

Além do foco em cidades inteligentes, o Ines também atua em outras frentes, criando novos programas de pesquisa como os previstos em Robótica, Biologia Sintética e Cloud Computing. No CIn, o Ines ocupa um laboratório para os pesquisadores associados ao projeto, bem como servidores para execução de experimentos e de pesquisas em geral. Dentre os pesquisadores associados ao Ines no CIn há 28 professores do quadro permanente do centro, além de pós-docs, alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica.

“O Ines vem promovendo a integração de pesquisas no estado da arte e da prática em vários temas da Engenharia de Software, envolvendo universidades de todo o país. Além de todos os avanços acadêmicos de pesquisa e formação em Engenharia de Software (+2.300 artigos, +150 teses de doutorado, +500 dissertações de mestrado e mais de 20 pesquisadores de pós-doutorado), destacamos o spin-off que resultou na criação do Instituto Senai de Inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação (ISI-TIC), como contribuição da primeira fase do Ines. Nesta segunda fase, temos projetos com foco em cidades inteligentes, como gestão inteligente de água e energia, robôs autônomos para realização de várias atividades (incluindo o uso de drones em aplicações de saúde pública), e infraestrutura de dados para mobilidade urbana, entre várias outras aplicações”, comenta o professor e coordenador do Ines, Augusto Sampaio.

Com a criação no Centro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inteligência Artificial (IAIA), o INCT irá reunir e estimular pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação colaborativas em Inteligência Artificial, além de tornar a Inteligência Artificial brasileira internacionalmente reconhecida pela qualidade de suas pesquisas. A iniciativa desenvolverá um forte programa de capacitação de formação de recursos humanos em Inteligência Artificial, inclusive Inteligência Artificial aplicada.

“O problema geral a ser abordado pelo grupo de pesquisa será o desenvolvimento de novas técnicas e algoritmos que avancem internacionalmente a pesquisa científica, tecnológica e de inovação na área de Inteligência Artificial, fomentando tecnologias que fortaleçam a academia, a economia, as políticas sociais e o meio ambiente do país”, comenta a professora do CIn e coordenadora do IAIA, Teresa Bernarda Ludermir. “Em particular, o IAIA tem uma preocupação com a Inteligência Artificial responsável, ou seja, em como essas novas técnicas e algoritmos lidam com os princípios de imparcialidade, transparência e explicabilidade, e privacidade e segurança”, completa.

Com os dois INCTs, o Centro de Informática da UFPE afirma o seu compromisso na produção de conhecimento por meio da pesquisa e a sua aplicação prática junto a parceiros acadêmicos, comerciais e industriais, sendo esses os diferenciais da sua reputação como instituição de alto padrão de excelência e qualidade, tanto no meio acadêmico quanto no mercado.

Data da última modificação: 27/12/2022, 11:27