Workshop com participação de professor da UFPE aborda universo das exposições nas artes visuais

Formação acontecerá de 8 a 10 deste mês, na Fundaj do Derby, e as inscrições, gratuitas, estão abertas até hoje (1º)

Com informações da assessoria do evento

Pra quem tem interesse em aprender como estruturar e revelar ao público os trabalhos em artes visuais, seja na pintura, na escultura, no desenho, na instalação, no cinema ou na fotografia, estão abertas as inscrições para o workshop “Provocações Expográficas”, uma ação formativa que propõe compartilhar ideias e técnicas sobre esse universo. O professor Francisco Sá Barreto, do Departamento de Antropologia e Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é um dos convidados. As inscrições são gratuitas e estão abertas até hoje (1º), por meio do site. Ao todo, foram disponibilizadas 20 vagas. A seleção se dará através de preenchimento de formulário e carta de intenção. O resultado da seleção será divulgado na sexta-feira (3).

Francisco Sá Barreto é professor do DAM e do PPGA

Voltado para os profissionais do setor, estudantes, produtores, gestores e demais interessados, o curso acontecerá presencialmente, de 8 a 10 deste mês, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Campus Derby - Sala João Cardoso Ayres, no horário das 14h às 18h, abordando todas as etapas que culminam na montagem de uma exposição. Para conduzir as conversas com o público, estarão presentes Gabriela Izidoro, responsável pela iniciativa e produtora local de exposições como Tomie Othake – Cor e Corpo e Henri Matisse – Jazz, além dos convidados Francisco Sá Barreto e Túlio Rodrigues, produtor e pesquisador de acessibilidade cultural, audiodescritor e chefe da Divisão de Acessibilidade do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco.

Durante a formação, os participantes conversarão sobre curadoria, expografia, acessibilidade, preservação e conservação das obras, além da montagem propriamente dita. Além de desmistificar as etapas de criação e de execução de um projeto expográfico, com informações teóricas, o workshop possibilitará a aplicação dos conhecimentos em atividades práticas, possibilitando o acesso a conteúdos que muitas vezes estão restritos aos profissionais do setor e ao universo acadêmico das artes visuais, museologia e áreas afins.

O Provocações Expográficas também conta com um diferencial. No encerramento, os participantes poderão marcar uma consultoria individual para apresentar projetos ou ideias sobre as quais estejam trabalhando no momento, contribuindo para a consolidação e execução da proposta elaborada. A iniciativa é realizada pela Mollusca Produções, por meio do Edital Recife Virado, promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Mollusca Produções
Data da última modificação: 01/06/2022, 14:54