Vice-reitor da UFPE Moacyr Araújo participa de evento internacional Diálogos da Cultura Oceânica

O encontro ocorre no Teatro Guarany, das 9h às 12h, em Santos (SP)

O vice-reitor Moacyr Araújo participa amanhã (11) do evento internacional Diálogos da Cultura Oceânica (Ocean Literacy Dialogues), realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), pelo Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pela Prefeitura de Santos, em São Paulo. A programação termina na sexta-feira (14).

Moacyr Araújo é um dos convidados para a mesa-redonda “Diálogo entre reitores: as universidades e a cultura oceânica”, junto a reitores de outras universidades públicas brasileiras e o secretário de Pesquisa e Formação Científica, Marcelo Morales, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Eles vão debater sobre o papel das universidades na formação de recursos humanos para a promoção da cultura oceânica e o desenvolvimento sustentável. O encontro ocorre no Teatro Guarany, das 9h às 12h, e terá transmissão em português e inglês.

“O Brasil não é só um país continental, o Brasil é também um país oceânico. Nós temos uma riqueza enorme nos oceanos e eles influenciam a vida de todos os brasileiros, mesmo daqueles que não estão perto da região costeira, pois o oceano influencia no clima, na disponibilidade alimentar, nas bacias hidrográficas, na produção energética, na produção de alimentos… Este evento é uma chamada patrocinada pela Unesco que tem uma mensagem muito clara: Nós precisamos desenvolver a cultura oceânica e ter em mente a importância desse ecossistema para a vida de todo o planeta”, afirma Moacyr Araújo.

“Na UFPE, nós já estamos fazendo isso. Estamos com uma curricularização importante dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um deles trata justamente sobre a vida aquática, e vamos nos aprofundar cada vez mais nessa cultura oceânica por meio de editais de pesquisa e de pós-graduação, da curricularização acadêmica…”, explica Moacyr Araújo, que contextualiza: “A UFPE tem uma razão a mais para participar do evento Diálogos da Cultura Oceânica. Estamos comemorando agora em 2022 os 70 anos do Departamento de Oceanografia, ele é o segundo mais antigo do Brasil. Queremos reforçar cada vez mais a proximidade da UFPE com os oceanos. Estar próximo dos oceanos significa estar próximo da sociedade brasileira”.

CULTURA OCEÂNICA – A Unesco define a essência da chamada cultura oceânica como “uma compreensão da influência do oceano em nós [seres humanos] e nossa influência no oceano”. A importância desse entendimento se reflete especificamente em um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o ODS 14, que contempla a necessidade de “Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”.

A contribuição das universidades públicas está expressa, por exemplo, neste ponto do ODS 14: “Aumentar o conhecimento científico, desenvolver capacidades de pesquisa e transferir tecnologia marinha, tendo em conta os critérios e orientações sobre a Transferência de Tecnologia Marinha da Comissão Oceanográfica Intergovernamental, a fim de melhorar a saúde dos oceanos e aumentar a contribuição da biodiversidade marinha para o desenvolvimento dos países em desenvolvimento, em particular os pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países menos desenvolvidos”.

Data da última modificação: 10/10/2022, 17:01