UFPE participa da abertura do IV Encontro Internacional de Inclusão como Estratégia de Inovação

No encontro, foram debatidas oportunidades para ampliar parcerias

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi representada no painel de abertura do IV Encontro Internacional de Inclusão como Estratégia de Inovação pelo reitor Alfredo Gomes. Ele foi um dos convidados da mesa-redonda intitulada “Políticas públicas de inclusão para pessoas com deficiência”. A conversa ocorreu ontem (20), no Cine Porto Digital, mas a programação do evento continua hoje (21), na Casa Zero (os dois locais são no Bairro do Recife). O acesso é gratuito.

Fotos: Eugênia Bezerra

Reitor destaca iniciativas para tornar a UFPE mais inclusiva

A coordenadora do Programa de Iniciação ao Desporto Especial da UFPE (Pronide), Natália Alves, começou apresentando dados de pesquisas relacionadas ao tema do encontro e fazendo um relato da experiência dela com a ONG Projeto Inclusão do Amor e como servidora da Universidade.

Rômulo Menezes apresentou as atividades da Berso

“Em parceria com a Berso, pretendemos implantar um projeto de agricultura inclusiva. A UFPE tem sido nossa parceira, já conseguimos fazer tanta coisa!”, citou ela, que convidou o professor Rômulo Menezes para falar sobre a Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso).

“O projeto desenvolvido por Natália é um projeto generoso, amoroso e com uma capacidade de transformação. Aproveito para dizer que a proposta feita por ela de termos uma cafeteria com funcionários com síndrome de Down na UFPE foi aceita de imediato e agora buscamos construir as condições para implantá-la, meu sonho é que fosse no Centro de Convenções da UFPE. A Universidade tem feito esforços para ser mais inclusiva e Natália tem puxado essa pauta de maneira muito agregadora”, afirmou o reitor Alfredo Gomes.

Ele foi homenageado durante o evento, assim como o secretário de Cultura de Pernambuco, Silvério Pessoa. A conversa na primeira tarde do IV Encontro também contou com a participação da reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti; da deputada federal Iza Arruda, e do artista e professor Toinho Mendes.

O IV Encontro Internacional de Inclusão como Estratégia de Inovação é organizado pelo Pronide, vinculado à Secretaria de Gestão do Esporte e Lazer (Segel) da UFPE, em parceria com a ONG Projeto Inclusão do Amor, o Grupo Mulheres do Brasil Recife e a Casa Zero.

Natália Alves – coordenadora do evento

natalia.lins@ufpe.br