UFPE entrega título de Doutor Honoris Causa ao mestre Pirajá

Entrega ocorreu ontem (31) no auditório da Reitoria, no Campus Recife

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) concedeu o título de Doutor Honoris Causa a Marcondes Luiz Ferreira da Silva, o mestre de capoeira conhecido como Pirajá, referência da historicidade da capoeira de Pernambuco e de muitos fazedores de cultura do estado. A sessão solene de outorga aconteceu, na tarde de ontem (31), no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria, no Campus Recife, contando também com apresentação cultural.

Foto: Anderson Lima
Mestre Pirajá recebeu o título das mãos do reitor Alfredo Gomes
Figura marcante na capoeira, mestre Pirajá teve a sua experiência contada no discurso panegírico, proferido pelo professor Henrique Gerson Kohl, do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE. As palavras também revelaram a personalidade do homenageado. “Mestre Pirajá, em momento algum, acredite, quem já conversou com ele ou quem interagiu com ele constatou uma atitude de falta de humildade. Sempre uma palavra de acolhimento, sempre uma atitude solidária, sempre um aconselhamento de valor imaterial, dentre outras atitudes típicas de um mestre da capoeira do Estado de Pernambuco”, afirmou Kohl (“Tchê”), que desenvolve projetos ligados à capoeira na UFPE e teve a iniciativa de indicar o mestre Pirajá à honraria – a aprovação pelo Conselho Universitário aconteceu na reunião do dia 10 de março.

“A capoeira é o corpo em movimento em sincronia com a alma e o pensamento”, definiu o mestre Pirajá. Em sua fala, ele destacou a coletividade que permeia a capoeira e reiterou que cada mestre tem papel relevante nessa arte. Pirajá também agradeceu a todos que, de alguma maneira, fazem parte do universo da capoeira: “A capoeira é uma família, é um coletivo. Eu estou aqui recebendo esse título por conta dos meus alunos, que começaram comigo a aprender a capoeira, que deram espaço na capoeira, e que eu mostrei a eles que a capoeira era como uma semente frutífera, que, no futuro, daria grandes alegrias e felicidades a eles.”

“Esse título vem numa constituição histórica, dedicação deste homem [mestre Pirajá], que consolidou um processo formativo e transformativo de várias gerações do campo da capoeira e pôde fortalecer as suas associações, seus círculos, que vem sendo constituídos como uma referência”, disse o reitor Alfredo Gomes. Ele ainda lembrou o passado de preconceito contra a capoeira e defendeu que o título de Doutor Honoris Causa a Pirajá contribui para a superação de formas de exclusão dessa arte. O reitor ressaltou a capacidade de evolução e de união entre as pessoas por meio da capoeira, lições também vivenciadas no processo de construção do conhecimento dentro da Universidade. “Salve o mestre Pirajá, salve a capoeira!”, saudou.

O vice-reitor Moacyr Araújo enfatizou a visão diferenciada de sociedade que a Universidade tem. “É fundamental que nós tenhamos essa visão de sociedade. É fundamental que a Universidade Federal de Pernambuco encontre os seus melhores Doutores [Honoris Causa] na diversidade, na inclusão, na pluralidade”, argumentou. “Mestre Pirajá, é uma grande, grande honra tê-lo aqui na nossa galeria de Doutores Honoris Causa. É muita honra. Seja bem-vindo, a casa é mais sua do que nunca”, declarou.

MESA – A mesa solene do evento contou com diversos integrantes, entre os quais o reitor Alfredo Gomes; o vice-reitor Moacyr Araújo; o homenageado mestre Pirajá; a pró-reitora de Gestão Administrativa da Universidade, Liliana Vieira; a diretora do CCS, Cinthia Kalyne Alves; o diretor da Secretaria de Gestão do Esporte e Lazer (Segel) da UFPE, Vilde Menezes; e o professor Henrique Gerson Kohl.

MESTRE PIRAJÁ – Marcondes Luiz Ferreira da Silva (ou mestre Pirajá) é considerado um dos mais experientes mestres de capoeira do estado, além do mais antigo vivo, com 72 anos de idade. É mestre de importantes referências da capoeira de Pernambuco, como mestre Espinhela e mestre Barrão, signatário de um dos maiores trabalhos nacionais e internacionais com a capoeira.

Marcondes contribuiu também para o desenvolvimento de um método específico de ensino da capoeira com a inclusão de conteúdos próprios, denominado Capoeira Pernambuco. Além disso, a honraria vem reconhecer a sua participação no desenvolvimento do conhecimento sobre a capoeira no âmbito da academia, inclusive na UFPE, por meio da sua atuação em projetos de extensão de formação de crianças e jovens da periferia na arte da capoeira.

Data da última modificação: 02/06/2022, 15:44