Universidade e Secretaria de Cultura dialogam sobre possíveis parcerias para projetos no campus, na TVU e nas rádios universitárias

Reunião foi realizada no bairro da Boa Vista

A possibilidade de estabelecer parcerias com o Governo de Pernambuco para compor a programação dos espaços da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da TV Universitária (TVU) e das rádios Universitária (FM) e Paulo Freire (AM) foi discutida em reunião realizada ontem (9), por representantes da Universidade e da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE).

O secretário estadual de Cultura, Silvério Pessoa recebeu, no bairro da Boa Vista, o reitor da UFPE Alfredo Gomes; o vice-reitor Moacyr Araújo; o superintendente de Comunicação, Bruno Nogueira; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Conceição Reis; o diretor de Cultura, Talles Colatino; e o produtor cultural José Manoel Sobrinho. Os três últimos se dedicam, neste momento, à elaboração de um evento multicultural e esportivo para movimentar fins de semana no Campus Recife com ações no Complexo de Esportes, Entretenimento e Lazer; no Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento e nos arredores do Lago do Cavouco, popularmente conhecido como “Laguinho”.

Foto: Clerrom Moreira

Projetos conjuntos foi o mote da conversa com o secretário Silvério Pessoa

“Este é um projeto que está articulando pró-reitorias, superintendências e cursos da Universidade. Queremos possibilitar que a comunidade acadêmica tenha relação com grupos de cultura de diferentes partes de Pernambuco, existe a possibilidade de fazer várias parcerias”, destacou Conceição Reis.

“Só com a produção cultural da Universidade já daria para fazer um projeto enorme, sinto que as pessoas estão bastante disponíveis, e ainda tem os artistas do entorno. Vejo um potencial enorme de crescimento, agregando a produção cultural universitária, da Várzea, do Engenho do Meio e ir crescendo em espiral”, avaliou José Manoel Sobrinho.

“Aos sábados e domingos, tem muita gente passeando pela UFPE, curtindo aqueles gramados, das crianças aos idosos. O campus é como um grande jardim da Zona Oeste do Recife e precisamos trazer a cultura para isso. Quem não quer ver uma ação cultural em um lugar como esse?”, comentou o vice-reitor Moacyr Araújo.

Durante o encontro, o secretário Silvério Pessoa se mostrou disponível para dar continuidade ao diálogo, apresentou possíveis modalidades de apoios e parcerias e ressaltou objetivos da gestão dele, que busca destacar a cultura popular contemporânea e de periferia, ações de pedagogia e economia criativa.

Data da última modificação: 10/03/2023, 16:15