Seminário Nipo-Pernambucanos: celebrando os 105 anos da presença japonesa em Pernambuco está com inscrições abertas

O seminário Nipo-Pernambucanos: celebrando os 105 anos da presença japonesa em Pernambuco destaca as especificidades da comunidade japonesa no estado no ano em que também se celebra os 125 anos do início da imigração japonesa para o Brasil. O evento ocorre nos dias 23 e 24 de março na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e as inscrições já podem ser realizadas por este formulário.

A abertura do seminário, no dia 23 de março, está prevista para as 18h. As palestras estão concentradas no dia 24 de março, a partir das 14h (lista completa a seguir). As pessoas podem escolher entre se inscrever para participar de uma atividade ou de várias – certificados serão emitidos de acordo com a frequência verificada nas atas de presença.

O seminário é realizado pela Coordenadoria de Estudos da Ásia da UFPE (Cesásia) e pela Associação Cultural Japonesa do Recife (ACJR), com apoio do Consulado Geral do Japão no Recife, da Associação Nordestina dos Ex-bolsistas e estagiários no Japão (Anbej) e do Núcleo de Línguas e Cultura da UFPE (NLC).

Palestra 1: “Associação Cultural Japonesa do Recife: Sobre a preservação dos registros da comunidade nipo- brasileira no Recife” – Liliana Amy Murakami Rodrigues da Silva (UFPE);

Palestra 2: “Pernambuco e o Japão: intersecções e trocas históricas do Brasil Colônia até a imigração” – Maria do Carmo Oliveira da Silva Neta (PPGH-UFPE/Curadoria Japão Ceásia)

Palestra 3: “Tenrikyo: vivência da salvação. Um caso da igreja Tenrikyo Hoyo do Nordeste” – Fábio Marcelo de Albuquerque Melo Júnior (PPGArqueologia -UFPE)

Palestra 4: “Ren Taiko Recife, 15 anos! o som da comunidade nipo-brasileira em Pernambuco” – Lucas Santos Aguiar (UFPE/Curadoria Japão Ceásia)

Palestra 5: “Pernambuco e o Japão: algumas considerações sobre Oliveira Lima, Gilberto Freyre, Joaquim Cardozo, o baião japonês de Keiko Ikuta e a língua iate” – Rafael Cavalcanti Lemos (TJ-PE/Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa/Curadoria Japão Ceásia)