Notícias Notícias

Voltar

SBPC retoma reunião presencial com centenas de atividades

O evento será realizado de 24 a 30 de julho, nos campi na Universidade de Brasília e também contará com atividades virtuais

Da assessoria da SBPC

Após dois anos atividades virtuais por conta da pandemia de coronavírus, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) retoma a realização presencial da Reunião Anual com uma programação ainda maior. Esta 74ª edição será híbrida, com 117 atividades presenciais nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB) – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina – e 110 on-line, com transmissão pelo YouTube. O evento será realizado de 24 a 30 de julho e terá como tema “Ciência, independência e soberania nacional”, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna. Confira aqui informações sobre o evento. 

Com 44 conferências (27 presenciais), 75 mesas-redondas (50 presenciais), 54 painéis (2 presenciais), 16 webminicursos, 4 sessões especiais (presenciais), 3 encontros (presenciais) e 1 assembleia (presencial), a programação foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência no Brasil. De forma experimental, a SBPC levará à UnB 30 atividades presenciais do programa SBPC vai à Escola, destinadas aos estudantes e professores da educação básica.

Segundo o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, as expectativas para a realização desse grande encontro da ciência após quase 30 meses de pandemia são elevadas. “Tivemos duas Reuniões Anuais virtuais por causa da covid-19 e agora, com os sinais de que a transmissão do coronavírus está diminuindo e com todos os protocolos de segurança – mantendo distanciamento, máscaras e higienização das mãos –, estamos muito animados com a volta do presencial. Isso porque o convívio humano é essencial, principalmente para o público jovem, já que teremos atividades interativas”, afirma.

Janine Ribeiro ressalta ainda que a reunião é uma ótima oportunidade para os participantes verem como que a ciência é feita, acompanhar discussões interessantes das políticas de CT&I e de educação. “É fascinante descobrir coisas novas e a Reunião Anual, que é considerada o maior evento científico brasileiro, é uma ótima oportunidade para isso”, diz.

PALESTRANTES – O evento contará com a participação de cientistas de destaque no país e no mundo, como Margareth Dalcolmo, pneumologista e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que irá proferir a conferência “A visão da ciência no enfrentamento da pandemia e o futuro da saúde no Brasil”.

Como de costume, a Reunião Anual será um espaço de debates estratégicos para o futuro do setor, como a formulação de políticas públicas para a CT&I. Por isso, irá reunir gestores importantes da área como Paulo Alvim, ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações; Evaldo Ferreira Vilela, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Odir Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); e Cláudia Mansani Queda de Toledo, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes). Parlamentares também participarão de atividades.

Para debater temas relacionados ao meio ambiente a programação contará com a participarão de especialistas, dentre eles, Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), membro do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) e vice-presidente da SBPC; Carlos Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP); Ricardo Galvão, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP); e Luciana Gomes Barbosa, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do Grupo de Trabalho Meio Ambiente da SBPC.

O evento contará também com atrações como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), além da SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação e a SBPC Inovação. De forma experimental, a SBPC levará à UnB atividades do programa SBPC vai à Escola, destinadas aos estudantes e professores da educação básica.

A 74ª edição da Reunião Anual será encerrada com o Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

Data da última modificação: 13/06/2022, 14:55