Notícias Notícias

Voltar

SBPC realiza almoços virtuais para comemorar o Dia Internacional das Mulheres

Com o tema “Mulheres e Meninas: poder e ciência na refundação do Brasil”, as sessões serão realizadas nos dias 1, 3 e 6 de março, às 12h30

Da assessoria da SBPC

Em celebração ao mês das mulheres, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará na primeira semana de março a série de almoços virtuais “Mulheres e meninas: poder e ciência na refundação do Brasil”. As sessões serão realizadas nos dias 1º, 3 e 6 de março, às 12h30, e serão transmitidas pelo canal da SBPC no YouTube.

Os debates contarão com a participação de ministras mulheres do governo atual, das jovens cientistas premiadas e que receberam menções honrosas do 4º Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher”, além de presidentes mulheres de sociedades científicas e acadêmicas afiliadas à SBPC.

As sessões serão divididas em três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

Segundo Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, o evento virtual tem por objetivos discutir as várias dimensões da mulher no contexto atual, no poder político e na academia, dar maior visibilidade ao trabalho realizado por elas e, ao mesmo tempo, incentivar as mais jovens a ocuparem cargos de liderança na academia. “Nós sabemos que elas precisam desse estímulo para entrar e crescer na carreira científica”, afirma.

Em 2022, a entidade realizou a “Jornada da SBPC no Dia Internacional das Mulheres”, evento que durou 12 horas, para comemorar a data. Fernanda Sobral conta que neste ano a SBPC teve a ideia de desmembrar a comemoração para possibilitar uma maior participação do público. “Como os eventos presenciais voltaram com força, resolvemos realizar encontros virtuais mais curtos, em dias diferentes e na hora do almoço, para darmos opções”, afirma.

Data da última modificação: 23/02/2023, 15:31