Psicologia Evolucionista e Comportamento Humano são tema de evento na UFPE

Evento ocorre no dia 7 de novembro, das 9h às 18h, no Centro de Biociências (CB) da Universidade

Discutir a contribuição do pensamento evolutivo para entender as facetas do comportamento humano. Este é um dos objetivos da II Reunião de Psicologia Evolucionista e Comportamento Humano na UFPE, que ocorre no dia 7 de novembro, das 9h às 18h, no Centro de Biociências (CB) da Universidade. O evento tem a finalidade de comemorar os 150 anos da obra “A expressão das emoções no homem e nos animais”, de Charles Darwin. As inscrições devem ser realizadas de forma on-line no site do encontro.

A reunião tem uma programação formada por palestras em temas como “O luto é exclusivo dos humanos?”, “Pode o verdadeiro altruísmo existir na Biologia?” e “O pensamento religioso em perspectiva evolutiva”, que serão apresentados por nomes da UFPE, UFRPE, UFRJ e USP. Terá ainda sorteio e lançamento de livros, a exemplo da obra “Bases ecológicas e evolutivas do comportamento humano”, editada pelo professor Ulysses Paulino de Albuquerque, do Departamento de Botânica da UFPE.

De enfoque multidisciplinar, a obra tem como público-alvo todos os interessados nas bases biológicas do comportamento humano, a exemplo de psicólogos, sociólogos e antropólogos, além dos demais interessados na temática. O livro está organizado em duas partes. Na primeira, são descritas algumas das disciplinas interessadas na aplicação de ideias evolucionistas ao comportamento humano. Já a segunda, incorpora temas ou problemas mais específicos do comportamento humano, como orientação sexual e transtornos mentais, entre outros.

“O livro fala sobre os fatores de base genética que influenciam como os seres humanos pensam e se comportam”, explica o professor Ulysses. “Essa abordagem não exclui outros aspectos que obviamente influenciam o comportamento humano, como a cultura e o ambiente social em que nos desenvolvemos, mas traz evidências sobre as bases biológicas que explicam alguns de nossos comportamentos”, completa. O evento de lançamento do livro “Bases ecológicas e evolutivas do comportamento humano” terá a participação de alguns dos autores e contará com o sorteio de exemplares físicos entre os presentes. A versão digital da obra está disponível para download gratuito no site.

A II Reunião de Psicologia Evolucionista e Comportamento Humano na UFPE tem organização do Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos (LEA) e apoio do Instituto Nacional em Ciência e Tecnologia em Etnobiologia, Bioprospecção e Conservação da Natureza.

Data da última modificação: 28/10/2022, 15:56