Projeto de extensão “Inaldete Pinheiro: Mulher Negra Presente” traz destaque para importante figura do cenário negro pernambucano

Iniciativa traz debates e rodas de diálogo durante três momentos abertos ao público mediante inscrição prévia

O projeto de extensão “Inaldete Pinheiro: Mulher Negra Presente” realiza mesas de discussão sobre os impactos nas diversas áreas de atuação de Inaldete Pinheiro. Esta, que é mulher negra, militante, escritora e profissional da saúde, carrega em sua atuação a importância das movimentações e articulações criadas e potencializadas por mulheres negras na sociedade.

O primeiro encontro ocorreu na última terça-feira (19) e teve como tema “A escrita de Inaldete Pinheiro como instrumento de afirmação da identidade negra”. Realizado através do Google Meet, o encontro contou com a mediação de Adilson Ramos - bibliotecário, documentalista da UFPE e integrante da equipe técnica do projeto - e teve como convidada Graça Elenice - escritora, professora e mestra em educação, que discutiu os aspectos relacionados às obras e produções de Inaldete Pinheiro.

O projeto contará ainda com mais dois debates. Na próxima terça-feira (26), o debate pretende abordar a atuação de Inaldete em sua área de formação, a saúde. O diálogo será mediado por Helen Silva, graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, estagiária no Núcleo Erer e atuante no GT de Saúde Mental da UFPE. Além disso, terá como convidada Rosimery Costa dos Santos, professora, bióloga, sanitarista e coordenadora da Política de Saúde da População Negra do Recife.

A última mesa de diálogo ocorrerá no dia 3 de novembro. Será mediada por Isabelle Ferreira, graduanda em História pela UFPE, bolsista do Núcleo Erer e produtora/ativista na área da cultura no Mandume Coletivo Cultural (@mandumecultural). Neste dia, a convidada será Martha Rosa Figueira Queiroz, historiadora e professora da graduação e do mestrado em História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Ela desenvolve ações de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de ensino de História, Educação para as relações étnico-raciais, política cultural e movimentos negros contemporâneos. É também coordenadora do grupo de estudos, pesquisa e extensão Àroyé e do site Negritos. Na ocasião, Martha discutirá a militância de Inaldete Pinheiro como instrumento de movimentação social.

O projeto de extensão “Inaldete Pinheiro: Mulher Negra Presente” é uma realização conjunta do Núcleo de Políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais da UFPE (Erer), Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) e biblioteca setorial do Centro de Artes e Comunicação (BIBCAC). As inscrições para participação e certificação deverão ser realizadas via formulário eletrônico disponibilizado nas redes sociais no Núcleo Erer (@erer.ufpe).

Data da última modificação: 25/10/2021, 16:49