Projeto de extensão entrevista grandes nomes da Matemática pernambucana

Entrevistas versaram sobre o antes, o durante e o depois do período no qual eles foram estudantes de Matemática, bem como a respeito dos desafios e conquistas das carreiras

Compartilhar um pouco do dia a dia do trabalho de um matemático por meio de vídeos, entrevistas e podcasts. Esse é o objetivo do projeto de extensão “Matemática: Nosso universo além dos livros”, coordenado pelo professor Eudes Naziazeno, do Departamento de Matemática (DMAT) da UFPE. O projeto foi realizado durante o período crítico da pandemia de covid-19 e teve como resultado vídeos que podem ser assistidos no canal oficial da iniciativa no YouTube

Tendo como público-alvo alunos dos últimos anos do Ensino Médio e estudantes de graduação em Matemática, o projeto de extensão ouviu nomes importantes da Matemática da UFPE. Foram eles os professores Felipe Wergete, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade; Cleide Martins, uma das representantes do corpo docente feminino do DMAT e autora de livros didáticos; Hildeberto Cabral, matemático de produção destacada e que mais influenciou novas gerações de profissionais na área; e Aron Simis, algebrista mais importante da história da matemática recifense.

As entrevistas versaram sobre o antes, o durante e o depois do período no qual eles foram estudantes de Matemática, bem como a respeito dos desafios e conquistas de suas respectivas carreiras. O projeto foi realizado junto com o Departamento de Comunicação Social (DCOM) do Centro de Artes e Comunicação (CAC) e contou com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE.

Participaram do projeto as estudantes Ana Gracielle Barbosa da Silva e Gleice Kelle Cristina dos Santos (Matemática/Bacharelado), responsáveis pela elaboração dos vídeos e áudios, e Maria Eduarda Dias Cavalcanti (Cinema e Audiovisual), responsável pela edição.

Data da última modificação: 13/10/2022, 08:38