Projeto de extensão Capoeira com a UFPE retoma aulas no Clube Universitário e série de lives relacionadas ao tema

Há turmas regulares para os públicos juvenil e adulto

O projeto de extensão Capoeira com a UFPE: gingados transformadores ao ritmo de epistemologias críticas, coordenado pelo professor Henrique “Tchê” Kohl, retoma a programação de aulas oferecidas gratuitamente no Clube Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e de transmissões ao vivo com diversos convidados sobre temas relacionados ao universo da capoeira.

As aulas de capoeira no Clube Universitário ocorrem às terças e quintas-feiras, das 12h às 13h. Há turmas regulares para os públicos juvenil e adulto. Além de gratuitas, elas são abertas ao público externo.

Os participantes também podem participar do intercâmbio com discentes das disciplinas de capoeira do curso de bacharelado em Educação Física da UFPE nas quintas-feiras, das 13h30 às 16h30. Esses encontros são realizados com objetivo de promover a interação entre os discentes e o público do projeto de extensão, além de valorizar as referências históricas da capoeira sem qualquer verticalização de saberes.

PELA INTERNET – As lives do projeto Capoeira com a UFPE são realizadas desde 2020 e transmitidas sempre das 21h às 22h, pelos perfis do projeto no Facebook e YouTube

27/02 – Capoeira COM Pernambucanidade – mestre Mago, Arte do Saber (PE).
06/03 – 10 anos do Berimbau de Ouro – mestre Máximo, criador e coordenador do Prêmio Internacional Berimbau de Ouro (BA).
20/03 – Urucungo: Dança Negra Encruzilhada Branca, contramestre Denis Angola-Lua de São Jorge (AL).
27/03 – A apropriação das rodas de capoeira nos espaços públicos – contramestre Filipe-Beribazu, professor de Geografia do Instituto Federal de Brasília e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do campus Recanto das Emas (DF).
03/04 – Capoeira COM Pernambucanidade – mestre Beriba, Lua Branca (PE).
10/04 – Capoeira e musicalidade – Formando Tiririca, Capoeira Brasil (PB).
19/04 – Capoeira e fontes de pesquisa – mestre Dhunga, Lenço de Seda (RS).
24/04 – Capoeira e mundo do trabalho: possibilidades na infância – contramestre Fly, Capoeira Mandinga (RS).
08/05 – Capoeira com Pernambucanidade – mestre Cuscuz, Filho da Capoeira (PE).
15/05 – Arte Capoeira como veículo de educação, para transformar cidadãos – professor e advogado mestre Odilon Góes, do Instituto dos Operadores do Direito Desportivo do Estado da Bahia.
22/05 – Capoeira e projetos sociais – professor Alongado, Sementes do Brasil (PE).
29/05 – Capoeira e inclusão – mestre Ciência, coordenador do grupo de capoeira da Apae de Cascavel (PR).
05/06 – Capoeira e promoção da saúde – mestre Zói, Corpo e Ginga (MG).
19/06 – Arte capoeira e suas interfaces no Patrimônio Imaterial brasileiro e além fronteira – mestre Odilon, Associação de Hidrocapoeira do Brasil (BA).
26/06 – Capoeira com fundamento – mestre Jean Pangolin (UFRB) e Gueto Capoeira (BA).

(81) 99960.0938- telefone/WhatsApp

profhenriquekohl@hotmail.com