Notícias Notícias

Voltar

Professora da UFPE toma posse hoje como membro titular da Academia Nacional de Engenharia

Maria do Carmo Sobral é professora titular do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

Com informações da assessoria da ANE

A professora Maria do Carmo Sobral, docente titular do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, é uma dos sete novos acadêmicos que foram eleitos membros titulares da Academia Nacional de Engenharia (ANE) e que tomam posse hoje, em sessão solene no Auditório Tamandaré da Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro. Os demais são, em ordem alfabética: Celso Ferreira (ex-Eletrobras, Cemig e Furnas), Eduardo Antônio Barros da Silva (UFRJ), Flavio Grynszpan (Instituto iCorps do Brasil), Marly Monteiro de Carvalho (USP), Romildo Dias Toledo Filho (Coppe/UFRJ) e Ronaldo Tadeu Pena (UFMG).

Todos os selecionados foram ratificados em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), após análise das Comissões de Seleção e de Ética. “É uma alegria receber esses novos colegas. Eles vão ingressar em nossa Academia devido à enorme competência profissional. Tenho certeza de que têm muito a contribuir com a ANE e com o desenvolvimento nacional”, disse Francis Bogossian, presidente da Academia Nacional de Engenharia.

O ingresso na Academia é feito por indicação dos membros titulares que enviam os nomes, junto com uma breve apresentação do indicado, para o presidente. Em seguida, a relação é encaminhada para a Comissão de Seleção que avalia os currículos e seleciona os novos membros, a partir de critérios pré-estabelecidos. Os nomes selecionados são submetidos à Comissão de Ética, que faz uma nova análise dos futuros membros e encaminha a lista, com suas recomendações, para aprovação em Assembleia Geral Extraordinária.

Atualmente, a ANE conta com 193 membros titulares distribuídos por todas as regiões do país e cerca de dez membros correspondentes, que moram ou nasceram no exterior. São doutores, pesquisadores, personalidades com reconhecido desempenho profissional e influência nas áreas de ensino, pesquisa, projetos, construção, atividades industriais e de serviços, entre outras.

Maria do Carmo Martins Sobral é engenheira civil pela UFPE; especialista em Planejamento Urbano e Regional pela Universitat Dortmund, Alemanha; mestre em Engenharia Civil (Recursos Hídricos), pela University of Waterloo, Canadá; doutora em Planejamento Ambiental pela Universidade Técnica de Berlin, Alemanha. Tem pós-doutorado em Tecnologia Ambiental pela TU Berlim, Alemanha; e pós-doutorado em Gestão de Recursos Hídricos pelo Instituto de Educação para Água (IHE, Unesco), Holanda. 

Ela atua desde a década de 70 tanto na academia, como na gestão e assessoria de órgãos públicos e consultoria na área de tecnologia ambiental de recursos hídricos, abrindo espaços para valorização feminina no mercado da Engenharia Civil e Ambiental. Possui experiência na elaboração de planos diretores, projetos de saneamento, estudos de avaliação de impactos ambientais, governança ambiental, adaptação às mudanças climáticas e prestação de serviços ecossistêmicos. Formadora de recursos humanos e coordenadora de projetos de pesquisa e extensão. Exerce liderança, capacidade de articulação interinstitucional e atuação internacional. Tem intensa produção científica e tecnológica em impactos ambientais, saneamento, qualidade água, gestão de bacias hidrográficas e indicadores de sustentabilidade.

Data da última modificação: 17/04/2023, 16:23