Notícias Notícias

Voltar

Professor da UFPE participa de conferência on-line promovida por museu alemão com palestra sobre o antropólogo Curt Nimuendajú

O evento é promovido pelo Rautenstrauch-Joest-Museum – Cultures of the World, localizado na cidade de Colônia, na Alemanha

O professor Peter Schröder, do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), participa nesta quinta-feira (30), com uma palestra sobre o antropólogo Curt Nimuendajú (1883-1945), de um dos painéis da conferência internacional Imperial Lives: Biographical Approaches as Decolonial Practice. O evento é promovido pelo Rautenstrauch-Joest-Museum – Cultures of the World, localizado na cidade de Colônia, na Alemanha, mas pode ser assistido gratuitamente pela internet. Para ter acesso à sala virtual no Zoom, é preciso preencher este formulário. 

Transmitida às 10h (no horário do Recife), a palestra do professor Peter Schröder é intitulada Colonial or Not Colonial, That’s the Question: Curt Nimuendajú as Collector for Brazilian and European Museums (Colonial ou não colonial, eis a questão: Curt Nimuendajú como colecionador para museus brasileiros e europeus, em tradução livre).

“O antropólogo brasileiro de origem alemã Curt Nimuendajú (1883-1945) é considerado uma figura central na história da antropologia brasileira. Apesar de ser um pesquisador autodidata, tornou-se conhecido como um dos principais conhecedores da população indígena do Brasil na primeira metade do século XX. Sua biografia é caracterizada por múltiplas atividades como um brilhante etnógrafo, um incansável registrador de materiais de linguagem indígena, um pioneiro na arqueologia amazônica e um incansável defensor dos direitos indígenas à vida e à terra, mas também se tornou conhecido por suas atividades de coleta de documentos brasileiros e museus europeus”, afirma o professor Peter Schröder. 

Todas as palestras do evento, que termina na sexta-feira (31), serão disponibilizadas posteriormente no YouTube.

Data da última modificação: 28/03/2023, 15:10