Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo abre inscrições para escola de verão Estudo de Caso Ampliado

A formação ocorre de fevereiro a março de 2023 em formato híbrido, no CAA e via Google Meet

Estudantes de pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) podem se inscrever até o dia 25 de janeiro de 2023 para participar da escola de verão “Estudo de Caso Ampliado”, que será ministrada pelo professor visitante Sébastien Antoine e é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC), do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade. A formação ocorre de fevereiro a março de 2023 em formato híbrido, algumas atividades ocorrem no CAA e outra parte é transmitida pelo Google Meet.

Idealizado em Berkeley pelo sociólogo de origem britânica Michael Burawoy – combinando herança da Escola de Antropologia Social de Manchester e diálogo crítico com a Sociologia de Chicago – o Estudo de Caso Ampliado ganhou uma extensão disciplinar significativa nas últimas décadas: da sociologia e antropologia, até os campos das ciências sociais aplicadas (marketing, análise do consumo, estudos organizacionais etc.), da ciência política, da educação ou da análise de dados computadorizada.

No texto de apresentação da escola de verão, os organizadores da atividade formativa adiantam algumas questões que norteiam as atividades orientadas pelo professor Sébastien Antoine: “Como articular processos locais e dinâmicas globais? De que forma dar conta do contexto no qual está inserido os nossos objetos de estudos? Como explicar as diferenças entre casos, sem os reduzir a leis gerais ou considerá-los incomparáveis? De que maneira contribuir para a reconstrução e extensão da teoria a partir de um estudo de caso singular?”.

As vagas são limitadas e, para se candidatar, as pessoas precisam preencher um formulário. Serão privilegiadas as inscrições de estudantes que demonstrem a convergência que existe entre seus projetos de pesquisa e a proposta metodológica da escola de verão. A atividade será oferecida na forma da disciplina eletiva “PAD915 Metodologia de Pesquisa Qualitativa” (60h) da grade curricular do PPGIC.

Semana Inicial: Fundamentos do Estudo de Caso Ampliado

06/02 – Apresentações/Introdução (presencial no CAA)
07/02 – O Método de Caso Ampliado e suas Origens
08/02 – Extensões e Fundamentos Epistemológico