Pós-Graduação em Física da UFPE promove colóquio sobre a termodinâmica quântica

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFísica) da UFPE promove um colóquio intitulado “Existe lugar para a coerência e o emaranhamento na primeira lei da termodinâmica?”. O evento será realizado na próxima sexta-feira (19), às 16h, no auditório do Departamento de Física e abordará sobre a termodinâmica quântica. O professor Bertúlio de Lima Bernardo, da UFPB, será o palestrante da ocasião.

O convidado possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui pós-doutorado em Física pela Universidade de Harvard. Foi professor da Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente, é professor do quadro permanente do Departamento de Física da Universidade Federal da Paraíba, onde desenvolve pesquisas com ênfase em Termodinâmica, Óptica e Fundamentos da Mecânica Quântica.

Resumo

Uma das questões mais fundamentais no âmbito da termodinâmica quântica é desvendar o papel de recursos quânticos como coerência e emaranhamento em processos energéticos que ocorrem a nível atômico. No colóquio, será feita uma investigação da relação entre essas propriedades e a primeira lei da termodinâmica, em que é revelada a existência de um tipo de transferência de energia acompanhada de variação de coerência nomeada “energia coerente”. Esta, por sua vez,  não deve ser classificada nem como trabalho nem como calor. Além disso, será destacado um exemplo em que o emaranhamento gerado entre um sistema quântico fortemente acoplado com o seu ambiente é proporcional à assimetria do fluxo de calor que ocorre entre eles. Também será discutido como a energia coerente assume um papel de “seta do tempo” para processos quânticos fechados, isto é, quando a produção de entropia não se faz presente.

Programa de Pós-Graduação em Física

posgrad.df@ufpe.br