Pós-Graduação em Ciência da Computação promove defesas de dissertação amanhã (18) e sexta-feira (19)

Apresentações ocorrerão via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promove defesas amanhã (18) e sexta-feira (19), ambas via Google Meet. Amanha, às 10h, será a vez do aluno Geicianfran da Silva Lima Roque. Interessados em assistir devem entrar em contato com o aluno através do e-mail gslr@cin.ufpe.br. Intitulado “Agente Conversacional no Autocuidado de Feridas”, o trabalho teve a orientação do professor Sérgio Ricardo de Melo Queiroz e coorientação da professora Isabel Cristina Ramos V. Santos (UPE/Faculdade de Enfermagem). A banca examinadora é formada pelos professores Filipe Carlos de Albuquerque Calegario (UFPE/Centro de Informática), Marcos Antonio de Oliveira Souza (Centro Universitário Mauricio de Nassau) e Sergio Ricardo de Melo Queiroz (UFPE/Centro de Informática)

Na sexta-feira (19), às 14h, o aluno Diógenes Emídio Leódido vai apresentar seu trabalho intitulado “Nudges Digitais com Chatbots: Uma Solução de Apoio a Fisioterapia Pós-Cirúrgica do Ombro”. Interessados em assistir devem entrar em contato com o aluno através do e-mail del@cin.ufpe.br. A dissertação teve orientação do professor Sérgio Ricardo de Melo Queiroz. A banca examinadora é formada pelos professores Alex Sandro Gomes (UFPE/Centro de Informática), Alana Elza Fontes da Gama (UFPE/Departamento de Engenharia Biomédica) e Sergio Ricardo de Melo Queiroz (UFPE/Centro de Informática).

Resumo 1

A crescente demanda por pacientes com feridas tem desafiado significativamente os enfermeiros em seu trabalho. Um agente conversacional com conteúdo baseado em evidências devidamente validado pode auxiliar enfermeiros e pacientes no gerenciamento do autocuidado. Este trabalho descreve o desenvolvimento de um agente conversacional (botcurativo) que visa auxiliar o autocuidado no manejo de feridas no ambiente doméstico, fornecendo orientação sobre os procedimentos de curativos recomendados para cada tipo de ferida. A pesquisa metodológica foi realizada em cinco etapas. A primeira etapa corresponde o levantamento dos requisitos, em seguida realiza a validação do conteúdo do roteiro através de um painel de enfermeiros estomaterapeutas, que avaliaram os domínios e itens do roteiro do agente conversacional. A análise dos dados foi realizada utilizando o Índice de Validade do Conteúdo por níveis individuais e de escala (= 0,80). Assim, para verificar o acordo entre os agente conversacional, foi utilizado o teste Kappa. O agente de conversação foi desenvolvido na segunda etapa utilizando a plataforma Dialogflow. Na terceira etapa, a usabilidade do agente conversacional foi analisado usando a Escala de Usabilidade do Sistema (SUS) por 17 usuários, oito pacientes com feridas crônicas, cinco cuidadores de pessoas com feridas agudas e crônicas e quatro enfermeiros. Finalmente, a etapa 4 foi um estudo de caso onde nove participantes foram entrevistados, incluindo pacientes e cuidadores. Avaliamos a percepção do usuário ao utilizar o Botcurativo. Os dados coletados foram analisados utilizando técnicas de codificação aberta e axial. Os resultados foram analisados usando a ferramenta MAXQDA. Os domínios estabelecidos alcançaram excelentes critérios de adequação, relevância e representatividade, todos acima de 90%; o índice de validade do conteúdo por nível de escala alcançou 0,97 e 0,82 pelos métodos de acordo médio e universal, respectivamente, com excelente concordância entre os avaliadores (valor Kappa: 0,83). A pontuação geral de usabilidade foi de 80,1. A percepção dos sete pacientes que utilizaram o Botcurativo, com a causa da ferida afetada por trauma ou atologia, teve uma sensação positiva. Por outro lado, quando a causa da ferida era uma lesão por pressão, os pacientes eram idosos e tinham comorbidades, e seus cuidadores, os participantes da pesquisa, tinham sentimentos negativos e precisavam de cuidados mais humanizados. O script desenvolvido e incorporado ao protótipo do agente conversacional atingiu um nível satisfatório de validade do conteúdo. A usabilidade foi considerada boa, acrescentando credibilidade ao dispositivo, e a percepção do usuário apresentou um sentimento positivo na aplicação.

Resumo 2

A telessaúde tem sido foco das políticas de saúde para a zona rural, sobretudo para apoiar o processo de reabilitação pós-cirúrgica do ombro .Os procedimentos pós-cirúrgicos são de suma importância para o sucesso do tratamento, uma vez que a não realização de uma série de movimentos no ombro operado pode causar atrofiamento e congelamento dos movimentos. Diversas pesquisas tecnológicas apresentam soluções para promover adesão e engajamento aos exercícios realizados à distância, entretanto, sua maioria utiliza recursos de alto custo, como games, sensores e smartwatch. Itens que inviabilizam a implantação deste tipo de tecnologia em áreas rurais. Por isso, esse trabalho tem como objetivo desenvolver e avaliar um nudge chatbot para auxílio da telereabilitação pós-cirúrgica do ombro. Trata-se de um estudo de desenvolvimento tecnológico que utilizou o Design Science Research Methodology (DSRM) com suas seis etapas. O artefato foi apresentado para sete profissionais formados em Fisioterapia, os quais preencheram um questionário semi-estruturado de avaliação. Foi desenvolvido o protótipo de um chatbot que envia nudges digitais através de mensagens assíncronas na plataforma de mensagens Telegram. 71% dos participantes afirmaram acreditar que o artefato possa influenciar a prática de exercícios de fisioterapia; 85% acreditam que o sistema proposto possa dar auxílio a pacientes que realizam cirurgia de ombro. Com os resultados foi possível concluir que um nudge chatbot foi bem aceito pela área de Fisioterapia e que pode ser um instrumento mais estratégico e de baixo custo para a política de saúde em áreas remotas e distantes do país.

Data da última modificação: 17/08/2022, 16:39