Notícias Notícias

Voltar

Podcast debate autoproteção de crianças na primeira infância

Projeto aborda o tema da prevenção de todas as violências contra crianças, em especial, o abuso sexual

O Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões no Campo da Política da Criança e do Adolescente (Gecria), vinculado ao Departamento de Serviço Social da UFPE, junto com o Laboratório Araceli Cabreira Crespo de Práticas em Serviço Social (Laac UFPE), lançou a primeira temporada do seu podcast sobre autoproteção de crianças. São três episódios que trazem informações sobre prevenção às violências contra crianças e destaca a importância da autoproteção. Interessados podem ouvir os debates pelas plataformas digitais YouTube e Spotify ou baixar no Google Drive

O projeto, que contempla formas de prevenção de todas as violências contra crianças na primeira infância (de zero a seis anos) e, em especial, o abuso sexual, era inicialmente destinado às famílias atendidas pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Paulo Rosas, mantido pela Secretaria de Educação do Recife em parceria com a UFPE. As ações contemplavam sensibilização das famílias sobre a necessidade de orientação das crianças para autoproteção.

“Acontece que as crianças, principalmente as pequenas, não conseguem entender as situações como sendo de ameaça ou violência e, por essa razão, a autoproteção de crianças é uma estratégia de prevenção das violências cometidas contra elas. Implica em oferecer orientações que possibilitem que a criança reconheça situações de risco e ameaça ou mesmo violências concretizadas. Além da identificação de tais situações, a criança precisa estar segura sobre os limites dos toques em seu corpo, segura de que pode dizer não aos abusos e que existem pessoas e instituições que estão dispostas a protegê-la e, por isso, ela pode falar sobre o que aconteceu e pedir ajuda”, explica professora Valeria Nepomuceno, do Departamento de Serviço Social, que coordena a iniciativa.

Essa primeira temporada recebe o psicólogo e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco, Macdouglas de Oliveira; a professora Valeria Nepomuceno, do Departamento de Serviço Social da UFPE e coordenadora do Gecria; a coordenadora da Rede Não Bata Eduque, Márcia Oliveira, e a analista de projetos do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho Cinthia Sarinho.

A iniciativa integra o projeto de extensão Autoproteção de Crianças no Contexto da Pandemia 2021, que teve apoio da Pró-Reitoria de Extensão Cultura (Proexc) e coordenação da professora Valeria Nepomuceno, do Departamento de Serviço Social.

Data da última modificação: 27/05/2022, 13:15