Notícias Notícias

Voltar

Paratleta da UFPE conquista ouro no mundial de bocha paralímpica

Andreza Vitória competiu ao lado da técnica Poliana Cruz

A paratleta da UFPE Andreza Vitória, de 21 anos, conquistou a medalha de ouro na classe BC1 feminina no Mundial de Bocha Paralímpica, no Rio de Janeiro. A conquista ocorreu no último sábado (10), quando a atleta bateu a croata Dora Basic por 3 a 1. Andreza competiu ao lado da técnica Poliana Cruz. “Eu tinha falado desde o início que queria o ouro. Essa conquista vai para Poliana, minha ‘mãe’”, disse a atleta na ocasião.

Foto: Divulgação

Andreza ganhou a medalha de ouro na classe BC1 feminina 

“[A vitória de Andreza] é de extrema importância, não só para fomentar a modalidade, como também para incentivar nossos atletas, desta e de outras modalidades, a se dedicarem mais aos treinos e conseguirem realizar suas aspirações”, afirma o também técnico Luiz Carlos de Araújo, que coordena o Projeto Paratleta UFPE. No projeto, Andreza integra a equipe de Bocha Paralímpica. Além de Luiz e de Poliana Cruz, a delegação da UFPE contou com a participação do técnico Maurílio Tenório. 

Apesar de já ter experiência internacional, com participações nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e na Copa América de Bocha, esta é a primeira vez de Andreza em mundiais. A estreia ocorreu com 100% de aproveitamento. Com o ouro conquistado por Andreza, o Brasil passa a contar com oito medalhas na competição. São três ouros, três pratas e dois bronzes.

O Mundial de Bocha Paralímpica teve início no último dia 6 e vai até hoje (13), no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A competição reúne mais de 170 atletas de 41 países, em disputas individuais, por pares e por equipes. Na classe BC1, na qual Andreza conquistou o ouro, os atletas podem jogar com as mãos ou com os pés, e contam com a opção de um auxiliar. Este foi o primeiro ano no qual a modalidade teve a disputa por gênero (Masculino e Feminino).

Data da última modificação: 13/12/2022, 12:57