Modelos de decisão multicritério contribuem para redução de riscos de inundações em áreas urbanas

Marcelo Hazin Alencar, do Departamento de Engenharia de Produção e da Pós-Graduação em Engenharia de Produção, é autor de artigos sobre o tema

A avaliação de riscos de inundações em áreas urbanas tem a ciência como aliada para reduzir consequências trágicas para a sociedade, a exemplo das 129 mortes e das perdas materiais registradas após os temporais que atingiram Pernambuco, no final de maio e início de junho. Os modelos de decisão multicritério são um dos caminhos para uma análise estruturada de áreas de risco e um gerenciamento mais adequado por parte dos gestores públicos. Estudos sobre esses modelos, com aplicações de pesquisa no Recife (PE), têm sido desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Os modelos de decisão multicritério consideram aspectos como os efeitos das mudanças climáticas, os impactos no ambiente, nas pessoas e na mobilidade, além de perdas financeiras. A construção deles passa por três fases: preliminar; modelagem de preferência e escolha do método; e finalização. Durante esse trabalho, são desenvolvidas etapas de caracterização do decisor e outros atores; identificação dos objetivos; definição dos critérios; definição do conjunto de ações e problemática; identificação dos estados da natureza; modelagem de preferências; avaliação intracritério; avaliação intercritério; avaliação das alternativas; e análise de sensibilidade.

“Os modelos proporcionam suporte ao decisor, através da priorização de alternativas, possibilitando que os recursos disponíveis sejam gerenciados e alocados nas áreas urbanas mais críticas, apoiando a definição de planos de atuação para o gerenciamento de desastres por parte da administração pública frente às mudanças climáticas”, explica o professor Marcelo Hazin Alencar, do Departamento de Engenharia de Produção e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, Campus Recife.

O docente é um dos autores do artigo “Exploring global sensitivity analysis on a risk-based MCDM/A model to support urban adaptation policies against floods”, publicado, este ano, na revista International Journal of Disaster Risk Reduction. O trabalho avalia a Região Político-Administrativa (RPA) 4, no Recife, área considerada crítica para inundações. Entre os fatores agravantes para a situação da drenagem urbana nesse local, os quais podem desencadear consequências negativas em enchentes, estão a baixa cobertura de saneamento básico, a ocupação às margens do Rio Capibaribe, as baixas altitudes altimétricas e a má gestão de resíduos sólidos.

Já o trabalho “A novel spatiotemporal multi-attribute method for assessing flood risks in urban spaces under climate change and demographic scenarios”, publicado, também este ano, na revista Sustainable Cities and Society, apresenta um novo método de decisão espaço-temporal para avaliar e classificar riscos de inundações em áreas urbanas devido às mudanças climáticas e aos efeitos da urbanização. Com aplicações numéricas no Recife, mais precisamente na RPA-5, a simulação inclui o período de 2021 a 2100, considerando riscos de inundação a cada 20 anos.

Os dados coletados para esses estudos consideram informações de relatórios de dados públicos de acesso aberto. “Com base nas informações obtidas, áreas urbanas do município do Recife foram analisadas em termos de risco, tendo como resultado a priorização de áreas mais críticas dentre as consideradas em cada estudo. Esta análise de risco deve ser utilizada como base para que os gestores elaborem as suas recomendações e implementem as ações necessárias”, diz Marcelo Alencar, que também é coordenador do Reason – Grupo de Pesquisa em Análise de Risco e Modelagem em Meio-ambiente, Ativos, Segurança, Operações e Natureza da UFPE.

Além do professor Marcelo Alencar, os dois artigos também têm autoria de Lucas Borges Leal da Silva, colaborador do Reason/UFPE e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e Adiel Teixeira de Almeida, professor do Departamento de Engenharia de Produção e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFPE e coordenador do Centro de Desenvolvimento em Sistemas de Informação e Decisão (CDSID) e do INCT-Insid (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – Instituto Nacional de Sistemas de Informação e Decisão), financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

Outros dois artigos, publicados no ano de 2020, no International Journal of Disaster Risk Reduction, abordam a temática: “GIS-based multidimensional decision model for enhancing flood risk prioritization in urban areas” (autores: Lucas Borges Leal da Silva, Júlia Santos Humberto, Marcelo Hazin Alencar, Rodrigo José Pires Ferreira e Adiel Teixeira de Almeida) e “Multidimensional flood risk management under climate changes: Bibliometric analysis, trends and strategic guidelines for decision-making in urban dynamics” (autores: Lucas Borges Leal da Silva, Marcelo Hazin Alencar e Adiel Teixeira de Almeida).

Todos os trabalhos foram realizados por meio do CDSID e do Reason, ambos ligados ao Departamento de Engenharia de Produção da UFPE e que fazem parte da rede INCT-Insid

Segundo o professor Marcelo Alencar, novas pesquisas estão sendo realizadas. Um dos resultados previstos para esses estudos é a disponibilização de um modelo ao Governo do Estado de Pernambuco e a prefeituras, que poderão indicar a alocação de recursos de superação dos desastres.

Professor Marcelo Hazin Alencar

marcelo.hazin@ufpe.br