Livro “Economia Azul: vetor para o desenvolvimento do Brasil” está disponível no site da Marinha

Vice-reitor Moacyr Araújo é um dos organizadores da obra

Conceitos, métodos e práticas referentes a atividades econômicas realizadas nos oceanos e áreas costeiras são discutidos no livro “Economia Azul: vetor para o desenvolvimento do Brasil”, que está disponível para leitura e download gratuitos pelo site da Marinha do Brasil. Instituições de ensino e organizações que têm relação com os temas abordados, sejam brasileiras ou de outros países, também recebem exemplares impressos.

O vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Moacyr Araújo é um dos organizadores da obra, junto com Andre´ Panno Beira~o, Andre´a Bento Carvalho e Thauan Santos (eles têm doutorado em Oceanografia, Direito, Economia e Planejamento Estratégico, respectivamente). A publicação foi coordenada por uma organização da Marinha, a Diretoria-Geral de Navegação (DGN).

“De fato, este livro é um marco para o desenvolvimento de nosso país. Ele contém elementos-chave, reunidos pela primeira vez, capazes de fornecer importantes subsídios para finalmente transformarmos a Economia do Mar num verdadeiro vetor de desenvolvimento nacional. Como fizeram e fazem vários outros países. Uma economia que, no caso brasileiro, movimenta aproximadamente R$ 2 trilhões/ano, contribuindo com cerca de 20% do PIB nacional”, ressaltou Moacyr Araújo na fala que preparou para o lançamento da obra.

O vice-reitor não pôde comparecer ao evento no Rio de Janeiro porque estava embarcado no Navio Polar Almirante Maximiano como integrante da 41ª Operação Antártica do Brasil.

Para o texto publicado no site da Marinha por ocasião do lançamento da obra, o diretor-geral de Navegação, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, comentou sobre o perfil da obra: “Trata-se de um instrumento educacional, que visa tornar-se referência acadêmica no âmbito do ensino nacional e internacional e que fomentará o desenvolvimento da mentalidade marítima brasileira”.

Ao longo das mais de 800 páginas, 83 autoras e autores abordam temas como sustentabilidade, mudanças climáticas, políticas públicas, relações diplomáticas, meios de transporte, atividade pesqueira, turismo, ocupação humana na região costeira e turismo. Os 37 capítulos são organizados em quatro seções: Conceitos, Métodos e Agenda Global; Governança e Regulação do Oceano; O Conhecimento que Precisamos para a Economia Azul que Queremos e A Contabilidade Nacional Azul e as Atividades do Capital Oceânico.

A Seção III do livro, por exemplo, é intitulada “O conhecimento que precisamos para a Economia Azul que queremos”. Moacyr Araújo destacou que eles partem da premissa que não se pode gerir o que não se conhece.

“Nesta Seção descrevemos a Economia Azul como uma economia baseada no ‘conhecimento’, na qual dados e informações são capazes de orientar a obtenção de soluções para os desafios presentes e futuros da nossa sociedade. O foco é, portanto, reconhecer as diversas necessidades e estimular a discussão sobre como buscar esses futuros usuários e motivar o maior nível de suporte possível para o interesse do país mirando uma Economia Azul”, afirmou Moacyr Araújo.

“Iniciamos apresentando um panorama das principais iniciativas brasileiras em curso associadas ao monitoramento oceânico, envolvendo órgãos federais, universidades e algumas empresas privadas”, citou Moacyr Araújo. Depois disso, são apresentadas, por exemplo, informações para uma visão estratégica para proteção e monitoramento da Zona Econômica Exclusiva do Brasil.

“Por fim, a Seção III apresenta as informações preliminares sobre as ações empreendidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e demais instituições com interesse na pesquisa oceânica, em prol da qualificação de uma Organização Social (OS), cuja missão será a de promover as Ciências do Mar de forma integrada e transdisciplinar, permitindo o enfrentamento dos desafios nacionais nessa área em prol de um oceano limpo e sustentável”, conclui Moacyr Araújo.

Data da última modificação: 23/12/2022, 13:27